5 dicas para ser um líder influenciador

Liderança é mais do que apenas um cargo, um nome no crachá ou mesmo um registro na carteira de trabalho. Liderança é acima de tudo influência. Líderes que conseguem inspirar e influenciar sua equipe certamente farão a diferença na sua empresa o no seu mercado.
Agora vejamos 5 dicas para ser líder influenciador:

1. Dê feedback positivo regularmente a sua equipe
Existem lideres que só conversam com seus colaboradores quando é preciso chamar a atenção sobre algo que não foi feito corretamente. O colaborador pode fazer 10 coisas certas, mas só recebe feedback quando faz algo de errado.
Estes lideres estão perdendo a oportunidade de aplicar o feedback mais aguardado por todos, o feedback positivo, que reconhece um bom comportamento do colaborador. Ao reconhecer que seu colaborador fez um bom trabalho, você acaba motivando ele e também toda a equipe a ser mais eficaz e produtiva.

2. Passe bastante tempo circulando na área trabalho e acompanhe as atividades da equipeFaça isso não parecendo um fiscal, que está ali procurando erros, e sim como um apoiador, que está presente para orientar, motivar e ajudar a todos.

3. Não seja uma pessoa excessivamente controladora e centralizadora
Muitos lideres tem dificuldade em delegar tarefas. Seja por falta de confiança na equipe, por ter medo de perder autoridade ou por se achar o único capaz de fazer o trabalho bem feito. Seja como for, este líder fica sobrecarregado de tarefas e acaba fazendo um trabalho de baixa qualidade.
O que ele deve fazer?
Primeiro treinar seus colaboradores, depois delegar e confiar que eles podem fazer um bom trabalho.
Pode ser que no inicio não façam da melhor forma, mas a médio e longo prazo certamente este líder terá uma equipe de lideres auto gerenciáveis que trarão ótimos resultados para sua empresa.

4.Tem uma atitude positiva frente às adversidades do dia a dia
Sempre acreditei que o líder é o termômetro que define o clima do local de trabalho. Ele é o responsável em transformar a empresa num local harmonioso e motivador para se trabalhar.
Na minha carreira conheci alguns líderes pessimistas e extremamente negativos. Estes reclamavam da empresa, dos clientes e até dos seus superiores. O resultado era um ambiente de trabalho ruim e pesado.
O líder deve fazer o possível para extrair o melhor de cada situação. Sempre mostrando para sua equipe o aprendizado e o lado positivo de tudo.

5. Mostre-se sinceramente interessado no bem-estar de cada um da sua equipe
Parece clichê de livro de auto-ajuda, mas o fato é que sua equipe é seu maior patrimônio. E você como líder deve mostrar interesse sincero em seus colaboradores. Escute e valorize as pessoas da sua equipe. Certamente você terá uma equipe comprometida e motivada!

Fonte: Falando de Varejo