Como vender pelo WhatsApp em uma Loja de Roupas
Antes de anunciar seus serviços pelo aplicativo tome alguns cuidados. Confira nossas dicas
O WhatsApp é um dos aplicativos de comunicação mais utilizado no mundo, somos 100 milhões de brasileiros utilizando o app por cerca de 30 minutos todos os dias. Percebendo a influência do programa na vida das pessoas, as lojas de roupas apostam em vender pelo WhatsApp como uma ferramenta para aumentar as vendas. E, se você ainda não pensou nessa alternativa, vale a pena ler esse post até o final!
Com o objetivo de oferecer um atendimento personalizado e atingir um outro nível de contato, as Lojas de Roupas utilizam contas no WhatsApp para acessar de forma mais pessoal a sua carta de clientes. A fórmula é perfeita se utilizada com sabedoria, você poderá promover sua marca, acertar pagamentos e entender os desejos de seus consumidores
Como vender pelo WhatsApp em uma Loja de Roupas
Antes de anunciar seus serviços pelo aplicativo tome alguns cuidados. Confira nossas dicas!
1) O número da sua loja
Utilize um número exclusivo para a sua loja e salve os contatos de seus clientes diretamente no celular, isso previne que você perca seus números ou que seu chip encha e possibilita salvar mais informações. Mas não esqueça de guardar esses contatos em outro lugar também! Utilize apenas um número de telefone e divulgue o contato nas mídias em que a loja estiver presente.
2) Imagem de Perfil
Coloque uma imagem em boa qualidade do logotipo da sua loja em seu perfil de whatsapp, isso facilitará a identificação dos seus clientes e tornará o seu contato mais profissional.
3) Nomeando sua conta
Nomeie a conta com o nome da loja de roupas e, na mensagem de status, insira o ‘slogan’ da loja, exemplo: “a loja da moda”, “a loja que veste você’… Lembre-se que nesses itens de perfil é importante reforçar a imagem da marca e não lotar com informações de vendas. Pronto, seu perfil está acertado para iniciar os contatos.
4) Comunicação
Todas as mensagens devem ser escritas em tom profissional, com o uso do português correto e sempre preservando a seriedade da marca – o ideal é um colaborador exclusivo para essa função. E só use ’emojis’ em casos que eles sejam indispensáveis.
5) Textos Padrões
Produza textos padrões, com respostas para as perguntas mais frequentes, como endereço, hora de atendimento, formas de pagamento, entre outras. Isso facilitará a sua vida. Não envie correntes, mensagens com temas polêmicos ou de humor.
6) Tempo de resposta
O WhatsApp é um meio de comunicação rápida! Se você optou por usá-lo em sua estratégia de vendas, tome cuidado para não deixar o seu cliente esperando por uma resposta por mais de uma hora. Ah, e responder de forma rápida através de áudio é permitido, viu? Só não deixe seu cliente falando sozinho.
7) Promova ações para vender pelo WhatsApp
Aproveite esse contato imediato com sua clientela, para levar informações de sua loja de roupas. Promoções imperdíveis, horários especiais, apresentações de produtos através de fotos e vídeos e até ações exclusivas para contatos do WhatsApp. Tome cuidado para não se tornar aquele contato indesejável do WhatsApp, e acabar sendo bloqueada. Não caia na lista de spams e só utilize o telefone de clientes que autorizaram.
8) Não se esqueça das datas comemorativas
E já que você tem o contato direto com o seu cliente, por que não fazer ele se sentir bem? Faça ações de marca via WhatsApp, mande felicitações de aniversário, em datas comemorativas; agradeça pela preferência quando sua loja de roupa bater metas, ou ganhar prêmios de reconhecimento. Mas lembre-se, faça essas ações somente quando necessário.
9) Fotos e Vídeos
Esporadicamente envie fotos e/ou vídeos de produtos da sua loja, lembre-se que as imagens devem estar em boa qualidade, você não vai querer queimar o próprio filme, né? Salve o histórico de conversas, talvez você não lembre de todos os atendimentos.
10) Políticas de uso
Nunca envie vídeos ou conteúdos com pautas como política, futebol e religião.
Fonte: Boas Vendas