Como aumentar o ticket médio da sua floricultura

Todos sabemos que crescer é um desafio e que não existe mágica: é um trabalho diário e exige muitas estratégias de vendas.

Todos sabemos que crescer é um desafio e que não existe mágica: é um trabalho diário e exige muitas estratégias de vendas. Entre as possibilidades está aumentar o ticket médio da sua Floricultura. Para isso, há algumas técnicas e ações que podem ser colocadas em prática!

Como calcular o ticket médio

O objetivo é saber quanto o seu cliente gasta, em média, em cada compra. Para fazer isso basta pegar todo o seu faturamento do mês e dividir pelo número de vendas. Para fazer essa conta você precisa estar em dia com seu fluxo de caixa.

Exemplo:  se você realizou 1000 vendas e faturou R$ 20.000, o valor médio gasto por cada cliente seu é de R$ 20,00. Saber fazer essa conta, e fazê-la sempre, é fundamental para avaliar se as suas táticas de vendas estão dando resultado.

8 Dicas para aumentar o seu o ticket médio da uma Floricultura

Agora que a gente já sabe como calcular, vamos às dicas!

#1 Ofereça produtos complementares

Essa é a forma mais fácil de vender mais – aumentando a quantidade de produtos e, consequentemente, o valor médio gasto por cada cliente. Ofereça produtos complementares, de acordo com a compra que está sendo feita. Por exemplo, no Dia dos Namorados, se o seu cliente for comprar um buquê de rosas para a namorada, ofereça um porta-retrato ou almofada com a temática de namorados. Se você não der a ideia para ele, provavelmente ele não pensará na possibilidade de incrementar o presente. Isso vale para TODOS os seus produtos.

#2 Ofereça descontos a partir de determinado valor

Essa é uma excelente estratégia e costuma funcionar muito. Você descobre que seus clientes gastam R$ 20,00 (o ticket médio da sua floricultura), em média, por compra. Você pode estabelecer que nas compras a partir de R$ 30,00, o cliente ganha um cartão ou 5% de desconto, por exemplo. Você ainda pode dar brindes ou dar bônus para próxima compra. Isso vai fazer com que as pessoas comprem mais para aproveitar a promoção.

#3 Ofereça produto maior por preço parecido

Outra técnica para aumentar o valor gasto pelos clientes é oferecer um produto maior, ou melhor, por preço parecido. Por exemplo, se uma dúzia de rosas custa R$ 120,00, o cliente pode comprar 15 rosas com uma embalagem especial por R$ 139,00 . Isso pode fazer com que seu cliente invista mais para não perder a promoção. Isso vale também para quantidade. Ao comprar um vaso você paga R$ 30,00 por cada, se comprar dois vasos, paga R$ 20,00 cada um, por exemplo. Faça as contas e use a criatividade. Lembre-se que todas as ações devem ter valores mais altos do que o seu ticket médio atual.

#4 Venda produtos com valor agregado

E se a sua floricultura vendesse mais do que apenas flores, como produtos com valor agregado maior? Floriculturas podem se beneficiar vendendo outros itens, como chocolates, presentes criativos, acessórios relacionados á vinho, almofadas criativas, canecas, taças e outros produtos que o seu cliente pode comprar quando for em busca de flores. Expanda os horizontes e aposte em novidades.

#5 Pergunte quanto o cliente está disposto a gastar

Como você pode saber o quanto pode agregar se não sabe o quanto seu cliente pode gastar? A maior parte dos vendedores não pergunta o quanto o cliente quer gastar e não consegue conduzir a venda de forma adequada. Você corre o risco de oferecer algo de R$ 50,00, e ele achar suficiente, mas tinha um teto em mente que ia até R$ 100,00. Geralmente as pessoas gastam mais do que inicialmente planejaram. Tenha isso em mente, mas não seja inconveniente tentando empurrar produtos.

#6 Crie um clube de vantagens

Essa é uma ideia aplicada a vários negócios. Floriculturas podem se beneficiar criando um clube de vantagens.

Como funciona: a cada compra o cliente recebe de volta 10% para gastar em sua próxima ida a sua floricultura, ou ele pode deixar acumular para trocar por um presente em um ocasião especial.

#7 Serviços complementares

Para quem ainda não faz, vale a ideia de agregar serviços aos seus produtos. Aqui podemos incluir entregas, criação de cartão com mensagem personalizada ou até mesmo um serviço para levar flores (e outros produtos) até o trabalho ou casa do cliente para que ele escolha. Isso será muito útil para pessoas ocupadas e vão garantir uma taxa extra – aumentando o seu faturamento.

#8 Crie um espaço – Embale o seu presente

Uma ótima maneira de aumentar o ticket médio da sua floricultura é criando um espaço com diversas embalagens, caixas e cestas de presentes. Instrua sempre sua equipe de vendas a oferecer caixas para complementar a compra do cliente, deixando o presente ainda mais especial.

Fonte: Uatt?

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais