O bom atendimento pode ser a porta de entrada para a captação de dados estratégicos

qualquer hora, em qualquer dia e nas mais diversas plataformas: ali está o seu cliente, certo? O consumidor busca na internet opiniões e informações sobre qualquer serviçoou produto que deseja, para saber como a empresa se relaciona com seus públicos. Seu objetivo é ser atendido com qualidade, transparência e rapidez, independente da plataforma ou meio utilizados. O atendimento, então, precisa ir muito além de ser“simpático e […]

qualquer hora, em qualquer dia e nas mais diversas plataformas: ali está o seu cliente, certo? O consumidor busca na internet opiniões e informações sobre qualquer serviçoou produto que deseja, para saber como a empresa se relaciona com seus públicos.

Seu objetivo é ser atendido com qualidade, transparência e rapidez, independente da plataforma ou meio utilizados. O atendimento, então, precisa ir muito além de ser“simpático e receptivo”. E este, sendo eficaz, traz muitos aprendizados.

Atender é uma questão estratégica fundamental para a experiência do cliente. Portanto, alcançar a excelência nesta área é fundamental, inclusive, porque o atendimento costuma ser o primeiro ponto de contato com o consumidor.

No cenário atual, de concorrência acirrada, surpreender, agradar e fidelizar o cliente sãocondições primordiais para que uma marca ganhe relevância e consiga fidelizar seus clientes.

Um recente estudo do Instituto Gartner apontou que, em 2017, 50% dos investimentos em produtos de consumo seriam redirecionados para a inovação na experiência dos consumidores – o qual estabelece, assim, como o novo campo de batalha corporativo, já que essa é a experiência decisiva para conquistar e fidelizar o cliente.

O mesmo estudo indica que, até 2020,85% dos relacionamentos entre empresas e pessoas serão realizados sem intervenção humana. Considerando que o atendimento pode ser a porta de entrada a dados muito estratégicos para análise e planejamento das empresas, como modernizá-lo e buscar a excelência?

Preparar pessoas

A cultura da equipe deve estar voltada à excelência no atendimento e no estabelecimento do relacionamento com os consumidores. Com tantos canais disponíveis, os profissionais devem estar preparados e capacitados para prestar a mesma qualidade de atendimento a qualquer cliente, de onde quer que ele venha.

Este processo é construído internamente e de forma gradual. Por isso, oferecer um ambiente acolhedor e apoiar as equipes é uma forma de engajamento e cria um sentimento de pertencimento, fazendo o colaborador virar um fã e defensor da marca.

O time de atendimento deve ter habilidade técnica, desenvolvida com treinamentos e amplo conhecimento dos produtos e serviços oferecidos. É importante sempre capacitar este colaborador para que ele melhore continuamente suas técnicas de relacionamento.

Por fim, o preparo dos profissionais também inclui o investimento em ferramentas tecnológicas que melhorem a eficiência do contato com o cliente.

Preparar robôs

Os chatbots são softwares capazes de gerenciar uma conversa e podem, inclusive, atender muitos clientes ao mesmo tempo, sem perder a eficiência. Eles podem resolver dúvidas, fornecer suporte, registrar sugestões, reclamações e até vender produtos.

Um chatbot pode ser implantado em uma central de atendimento ou instalado em aplicativos que a empresa utilize para atender seus consumidores, como o Facebook Messenger, por exemplo.

Ele estará a postos 24 horas por dia, sete dias por semana, disponibilidade que seria difícil de manter com apenas uma equipe humana. Esta solução significa que o cliente terá um tempo de espera muito menor para ter o seu problema resolvido. Além de trazer mais precisão ao atendimento, o investimento em chatbots é menor do que o necessário paramanter uma grande equipe de atendentes humanos.

Em um estudo realizado entre novembro de 2016 e janeiro de 2017, com mais de 300 pessoas das mais diversas indústrias, 95% dos entrevistados acreditam que o setor de atendimento será o maior beneficiado pelo uso de chatbots.

E mais: 67% dos executivos acreditam que os chatbots vão superar os apps móveis em termos de performance nos próximos cinco anos. Por fim, 75% dos respondentes planeja construir um chatbot para os seus negócios ainda neste ano, reflexo das necessidades dos consumidores.

Os chatbots podem ser divididos entre os comuns e os baseados em inteligência artificial. Os comuns são simples, trabalham baseados em uma programação previamente desenhada, com respostas programadas.

Já os de inteligência artificial são mais sofisticados e conseguem dar respostas às solicitações de forma tão natural de modo que, muitas vezes, nem percebemos que estamos falando com um robô. Os Chatbots vieram pra ficar!

Fonte: Ecommerce Brasil

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais