5 dicas para vender mais na sua ótica

Toda óptica precisa vender, seja um serviço ou produto, as vendas são o motor de qualquer empresa. E para isso, uma boa equipe de vendas é essencial. Não basta contratar vendedores experientes, mas sim treiná-los para que eles conheçam todo o portfólio de produtos e serviços de sua óptica, para que tenham segurança na hora de atender os clientes.

Quando os vendedores conhecem bem o estoque e os tipos de produtos oferecidos, eles têm mais autonomia para atender as expectativas dos clientes. Abaixo, listamos cinco dicas para você aumentar e qualificar suas vendas:

1 – Crie um laço

Antes de tudo, você precisa gostar do que faz, no caso, trabalhar com vendas. O atendimento é algo básico, você precisa ser educado, cordial e gentil. Além disso, o vendedor não deve pensar que está levando vantagem quando faz uma venda, mas sim que está fechando uma parceria com o cliente, aonde ambos ficam satisfeitos.

Não tente adivinhar o que seu cliente está buscando, deixe que ele mesmo fale e então, você mostra suas opções. Não é preciso agir de forma idêntica a ele, mas tente acompanhar sua linha de raciocínio, seu tom de voz, etc. Isso criará um vínculo entre os dois lados.

2 – Fale apenas a verdade

Se você conhece a marca, os serviços e produtos, passe isso ao cliente com firmeza e segurança, sem aumentar e nem criar detalhes que não existem. Faça o atendimento da melhor forma possível e, se mesmo assim, o cliente não estiver satisfeito, não cometa o erro de criar mentiras para tentar convencê-lo, isso só vai piorar a situação.

3 – Capriche no atendimento

Na correria do dia-a-dia, com um fluxo grande de clientes em seu estabelecimento, torna-se difícil oferecer um atendimento diferenciado, mas alguns detalhes podem fazer toda a diferença. Por exemplo, se você tem um cliente que vai até sua óptica com certa frequência, dirija-se a ele pelo nome. Quando você o chama pelo nome, faz com que essa pessoa se sinta mais confortável, melhorando o seu relacionamento e consequentemente, suas vendas.

4 – O cliente sempre tem razão? Sim!

Mesmo que a razão esteja com você, busque concordar com o cliente e evite maiores transtornos, tente resolver a situação com paciência e cordialidade. Muitas vezes, antes mesmo do atendimento, o cliente já expressa uma opinião negativa sobre determinado produto. Não se precipite, repetindo o que ele disse, mas diga que ‘outras pessoas também não gostam’, mas que você irá lhe apresentar outras opções. Desta forma, você tira o foco daquele produto e pode apresentar um leque de novas oportunidades de compra, que poderão cair no gosto da pessoa.

5 – Invista no ‘Pós-venda’

Você tem uma empresa, um bom estoque, um ponto de vendas interessante e uma equipe de vendas preparada. Então os clientes vão até sua loja e fazem suas compras. Então você acha que é só isso, que alcançou o sucesso? Não, não é só isso. Para fidelizar o consumidor, é preciso investir no pós-venda.

Fonte: SSOTICA