Como fazer promoção de vendas em uma Papelaria
As promoções são feitas como uma forma de estimular os clientes a consumirem mais em sua papelaria e, consequentemente, aumentar o seu faturamento, Mas, para ela funcione e traga bons resultados, é preciso planejar
As promoções são feitas como uma forma de estimular os clientes a consumirem mais em sua papelaria e, consequentemente, aumentar o seu faturamento, Mas, para ela funcione e traga bons resultados, é preciso planejar.
Mas afinal, como planejar e criar uma promoção de vendas?
Criamos esse post justamento para isso, listamos diversas dicas que irão orientar sobre como fazer promoção em sua Papelaria, confira!
Planejando sua promoção de vendas
Assim como todas as ação de vendas precisam de um planejamento, a criação de uma promoção não é diferente! Separamos aqui alguns passos que precisam ser analisados e planejados para que sua promoção de vendas traga ótimos resultados para sua papelaria.
Analise o cenário antes de fazer a promoção
Ao decidir fazer uma promoção em uma papelaria, é preciso fazer algumas análises para que se possa mensurar os resultados no final da ação.
Comece analisando o seu estoque, levante as referências de produtos fora de linha e também dos que estão sem rotatividade de vendas, ou seja, só estão tomando espaço no estoque da sua papelaria. Feito isso, analise o faturamento para que você possa acompanhar o crescimento nas vendas.
Objetivo da Promoção de Vendas
Mais do que vender determinados produtos que estão parados em seu estoque através de promoções, você pode utilizar essa ação para outros objetivos, como:
- Aumento de faturamento;
- Aumento no fluxo de pessoas na loja;
- Ativar clientes inativos;
- Acabar com o estoque de um produto;
- Aumento de ticket médio;
- Aumento de peças por atendimento.
Escolha um tipo de Promoção
Mais do que promocionar um produto é preciso ter inovação e criatividade na hora de planejar e de divulgar a ação em sua loja. O que mais acontece no mercado é a repetição do mesmo tipo de promoção, o que diminui a atenção do cliente para sua loja.
As promoções além de gerar um aumento de faturamento e no giro de produtos, também são responsáveis pelas compras por impulso. O cliente acaba escolhendo mais produtos sem planejamento prévio, simplesmente porque o preço e o tipo de promoção acabaram por chamar sua atenção. Mas, para que isso aconteça em sua loja, é preciso variar nas formas de promocionar um produto.
Separamos aqui alguns tipos de promoções que você pode fazer na sua Papelaria:
- Compre e ganhe;
- Créditos para a próxima compra;
- Compre 1 leve 2;
- Descontos arrasadores;
- Descontos progressivos;
- Promoção do dia.
Divulgação da Promoção
Tudo certo com a criação da sua promoção? Bom, agora é hora de definir onde você irá divulgar ela, afinal, seus clientes precisam ser informados que sua loja está com vantagens arrasadoras!
Essas divulgação pode ser feita através da sua vitrine, display e cartazes dentro da loja, folhetos promocionais distribuídos em sua região, nas redes sociais, WhatsApp e outros que estiverem dentro do seu orçamento. Use sua criatividade!
Mensure os resultados da sua promoção de vendas
No final de toda promoção ou ação de vendas é preciso analisar e mensurar os resultados que ela trouxe para sua papelaria. Não se esqueça de pegar como base as análises feitas no planejamento da sua promoção, para que assim você tenha informações e resultados reais do seu crescimento.
Cuidado: Erros comuns ao fazer promoção de vendas
- Colocar muitas regras que dificultam o entendimento dos clientes;
- Erro de comunicação em anúncios;
- Falta de divulgação;
- Longa duração;
- Falta de descontos agressivos;
- Falta de inovação;
- Falta de planejamento;
- Fazer sempre o mesmo tipo de promoção;
- Promocionar sempre o mesmo produto.
Agora que você já sabe como fazer promoção de vendas em uma papelaria é hora de colocar todas essas dicas em prática. Então, mãos à obra!