Recrutamento e seleção em pauta no Café com Lojistas
Gerenciar talentos dentro das empresas é uma atividade que requer muita atenção, especialmente quando falamos sobre o varejo
Gerenciar talentos dentro das empresas é uma atividade que requer muita atenção, especialmente quando falamos sobre o varejo. Por causa da importância desse tema, o Sindilojas Porto Alegre convidou profissionais especializados em recrutamento e seleção para serem os palestrantes do Café com Lojistas. O objetivo foi apresentar estratégias de captação e retenção de talentos no comércio varejista. No bate-papo, estiveram presentes Cassio Matos, sócio e diretor da Cassio Matos Consultoria em RH; Ana Paula Foster Avallone, gerente de RH da Gang; e Fernanda Laitano, especialista de RH, Carreira & Sucessão das Lojas Renner.
De acordo com Cassio Matos, o processo de recrutamento envolve três etapas essenciais: processos, pessoas e estratégia. Para ele, a falta de engajamento dos líderes das empresas desde os processos de seleção gera um custo invisível para as empresas. “Se o líder não está próximo, o funcionário escolhe o que fazer e a sua prioridade. Proximidade gera confiança. E caso as empresas não trabalhem a cabeça dos funcionários para mostrar valor, eles não se sentirão motivados”, explica.
Ana Paula Foster Avallone, que trabalha como gerente de RH da Gang, falou sobre o comportamento jovem da marca e como ela faz para que os colaboradores permaneçam bastante tempo trabalhando na rede de lojas: “A gente quer reter os funcionários. Por mais que a empresa seja dedicada a um público jovem, não buscamos apenas pessoas novas, mas que possuam espírito jovem”.
Para Fernanda Laitano, especialista de RH, Carreira & Sucessão das Lojas Renner, reforçou o argumento de que o líder precisa estar presente na hora da seleção, assim aprimorando o processo e minimizando futuras possibilidades de falhas. “É durante a seleção que começa a retenção do funcionário. A forma como o líder se relaciona com a equipe é muito importante para passar uma imagem positiva ao contratado já nas primeiras horas de efetivação”, aponta.