Quase um quarto das lojas da Capital irão contratar temporários no fim do ano
Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre revela a intenção de contratação dos lojistas da cidade
O Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre realizou um levantamento com empresários sobre a intenção da contratação de funcionários temporários no final do ano. Segundo 23% das lojas, novos colaboradores serão chamados para suprir a demanda de vendas durante as datas festivas. Dentre essas, a expectativa é que cada loja contrate três funcionários.
A pesquisa também revelou que os chamamentos para ocupar as vagas vão ocorrer especialmente entre a primeira quinzena de novembro e a o começo de dezembro, com a maioria das contratações sendo destinadas para a função de vendedor (83,3% das ocupações). Outro dado interessante é a permanência no cargo: cada temporário deve permanecer na função por, em média, 63 dias, sendo que 8,3% irão ficar mais de quatro meses no estabelecimento.
“Os lojistas esperam contratar temporários que sejam comprometidos e responsáveis, e que tenham experiência do trabalho com o público. Essas são características indispensáveis para quem quer trabalhar no comércio. Se o funcionário conseguir aliar esses quesitos, com certeza aumentam as chances de efetivação ao final do contrato temporário, o que é bastante comum no varejo”, explica o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse.