Varejo tem participação importante no crescimento do PIB
O IBC-Br, índice do Banco Central que calcula previamente o PIB, aponta crescimento da economia depois de dois anos, com destaque para varejo e indústria
A prévia do Banco Central apontou crescimento do PIB brasileiro de 1,04% em 2017. Os números apontam para o quarto crescimento mensal consecutivo da economia nacional. Em dezembro, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) chegou a 1,41% em relação a novembro, quando o índice havia crescido 0,49% (depois da revisão).
O varejo nacional registou crescimento de 2% ao longo de 2017, mas sofreu retração em dezembro, com uma queda de 1,5%. Em dezembro, a atividade econômica foi puxada pela indústria, que cresceu 2,8%, e pelo setor de serviços, com alta de 1,8%. O desempenho da indústria ao longo do ano foi de expansão de 2,5%. O setor de serviços, porém, caiu 2,8% mesmo com o bom desempenho no último mês do ano.
Crescimento depois de 2 anos
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) cresceu em 2017 depois de dois anos de retração no PIB nacional. A última alta foi em 2014, quando a economia cresceu singelo 0,5%. Em 2015, o PIB diminuiu, registrando -3,55%, repetindo a dose em 2016, com retração de 3,46%.
O IBC-Br é uma prévia do resultado do PIB. Os números oficiais serão liberados pelo IBGE no dia 1º de março.
Fonte: Portal No Varejo