Café com Lojistas falou sobre a importância da reputação de marcas para as empresas
“Reputação é longo prazo, é merecimento. A gente precisa ter e parecer ter reputação. A gente paga um preço para conquistar ela, então não tem porque mostrar isso para os nossos públicos”, explicou a palestrante.
O Sindilojas Porto Alegre realizou na manhã desta segunda-feira (27) mais uma edição do Café com Lojistas, que desta vez apresentou a temática da reputação de marcas, um dos fatores mais importantes fatores para a manutenção ou criação de um ambiente favorável para as empresas. Com o uso cada vez mais frequente das redes sociais pela população, é essencial estar preparado para utilizar essa ferramenta a seu favor, elevando a capacidade de interação com os públicos de interesse e de melhorar a reputação. Por isso, o evento teve palestra de Anik Suzuki, especialista em Comunicação Corporativa, Relacionamento Institucional, Branding e Marketing de Causa, apresentando seus conceitos sobre o tema e sua experiência na área.
De acordo com Anik, é importante que as empresas estejam atentas à fundamental construção da reputação, especialmente porque não é possível manter controle completo sobre ela, ainda mais em um ambiente onde todos podem emitir opiniões na internet. Além disso, a palestrante destacou que as boas práticas das organizações devem ser expostas, para que os clientes percebam seus valores. “Reputação é longo prazo, é merecimento. A gente precisa ter e parecer ter reputação. Pagamos um preço para conquistar ela, então não tem porque mostrar isso para os nossos públicos”, explicou.
A palestrante ainda destacou que a reputação precisa ser construída todos os dias, em todas as ações, tanto na vida pessoal, quanto profissional: “Você deve acordar e se perguntar ‘o que farei pela minha reputação hoje?’ Não acabe o seu dia sem fazer algo pela sua reputação”. Nesse contexto, Anik salientou que todos os colaboradores da empresa são a empresa, então o propósito dela deve ser conhecido de todos para não ocorrer ruídos na percepção das pessoas. “O todo da empresa precisa estar inserido no contexto digital. Você e a sua equipe são a sua marca, então esse alinhamento é muito urgente”, afirmou.
Segundo Anik, as empresas precisam ter um propósito e deixar isso bem claro internamente e para o público externo. “O que te deixa realmente orgulhoso?”, “o que te faz sentir imprescindível?” e “quais são os teus feitos profissionais e o que entrou para a história da empresa?” são perguntas que podem ajudar na busca por essas respostas. A partir disso, explica Anik, é possível estabelecer objetivos claros, envolver os funcionários e medir resultados, além de balizar a atuação nas redes sociais.
Anik deu também algumas dicas sobre o que pode fazer a diferença no futuro das empresas que cultivam a boa reputação nos seus negócios. “Mantenha o saldo positivo, com boas ações e conduta ética; evite confrontos e polêmicas desnecessárias; conscientize e treine seus colaboradores; e faça gestão de risco, especialmente sobre aquilo que pode impactar mais fortemente na sua empresa”, explicou.