ARTIGO | Tire vantagem da sazonalidade
Mesmo causando grande impacto nos negócios, há diversas estratégias para driblar o ciclo natural de alta e baixa nas vendas
Muitos comércios passam por algum período de sazonalidade. Às vezes, a fase de alta vende até 20 vezes mais que a de baixa – como no segmento de biquínis –, que obriga as empresas a se reinventarem para não verem comprometida a saúde financeira do seu negócio. Ter controle sobre os custos do negócio durante o ano inteiro é o primeiro passo para equilibrar essa conta, distribuindo nos meses de alta o que falta no período de baixa. É fazer o momento bom trabalhar pelo restante do ano, inclusive aos domingos e aos feriados, após conseguir liberação para isso.
Outro fator a considerar são os descontos durante a grande procura. Não faz sentido queimar a margem de lucro quando a procura é intensa. Elaborar argumentos que defendam o preço cobrado, como a qualidade, os benefícios e toda a estrutura direcionada para uma ótima experiência são estratégias sempre válidas. Deixe esse incentivo para as épocas de liquidações, quando o cliente precisa de mais estímulos para comprar.
Avaliar o mix também é essencial para quem trabalha com produtos sazonais, analisando sempre a oportunidade de expansão da cartela disponível. Faça pesquisas, visite feiras, converse com quem enfrenta o mesmo problema e estude incluir outros produtos que tenham boa aceitação do seu público nos meses de baixa.
Muitas vezes, o sucesso nos negócios depende apenas de uma postura mais criativa. A sazonalidade é uma realidade em muitos mercados, e saber conviver com ela, buscando formas de amenizar o seu impacto é uma necessidade.
Andréia Fochesatto, proprietária da Coral Biquínis, em Porto Alegre e Atlântida, e Cantão, do Iguatemi Porto Alegre.
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