Entrevista exclusiva com Felipe Ost Scherer, sócio-fundador da Innoscience Consultoria
Confira como o especialista enxerga a cultura da inovação, qual a relevância de incorporar essa visão para a continuidade dos negócios e como é possível aplicar isso nas empresas.
Sócio-fundador da Innoscience Consultoria em Gestão da Inovação, Felipe Ost Scherer será o responsável pelo curso Missão Inovação, realizado pelo Sindilojas Porto Alegre, deste mês até novembro. Confira como o especialista enxerga a cultura da inovação, qual a relevância de incorporar essa visão para a continuidade dos negócios e como é possível aplicar isso nas empresas. Felipe também é mestre em Administração de Empresas, professor universitário, escritor e mentor na Endeavor Brasil.
> Qual a diferença entre invenção e inovação?
Invenção é algo novo, mas que não necessariamente traz algum resultado, como o Professor Pardal. Já inovação é uma iniciativa nova que traz obrigatoriamente resultados objetivos e causa bom impacto. Esse conceito faz parte de um espectro mais amplo no qual as empresas precisam ser inovadoras, pois isso traz competitividade. Não basta criar algo diferente que não resolve problema algum.
> Por que inovação é essencial para a continuidade das empresas?
A inovação cumpre dois papéis na estratégia: é uma medida de sobrevivência e uma forma de crescimento. Ao passo que o consumidor e o mercado vão mudando, o que antes era diferencial hoje é elemento básico, como a telentrega na pizzaria ou o e-commerce no varejo. E a inovação é uma forma de obter crescimento orgânico por meio de soluções que surpreendem e resolvem problemas relevantes do cliente.
> Como negócios consolidados podem implementar a inovação?
A inovação tem que estar na estratégia. Tudo começa estabelecendo quais os objetivos com a inovação, sendo claro sobre o que se quer resolver ou melhorar, em qual área a empresa quer ser inovadora. Isso guia a busca por oportunidades e estimula a formação de times que trabalhem de forma complementar. O passo seguinte é começar com projetos para materializar essa intenção. Ao mesmo tempo, é preciso trabalhar a cultura para que as pessoas entendam e aceitem essa nova visão. O lado organizacional e o processual têm que andar juntos para funcionar.
> Qual a relação entre inovação e autonomia?
É um dos fatores-chave para o sucesso da inovação, pois a autonomia permite que pessoas fiquem alertas para identificar as oportunidades. Temos dois desafios para inovar: gerar oportunidades e transformar isso em algo concreto, e nesses dois casos a autonomia é muito importante. Ter autonomia motiva as pessoas, que podem experimentar coisas novas e se desenvolver em um processo de descoberta, e gera um propósito, porque o projeto ganha um teor pessoal.
> De que forma o curso Missão Inovação vai estimular a inovação nas empresas?
Existem muitas metodologias que tornam o processo de inovar prático e eficaz. No curso, vamos apresentar essas ferramentas e guiar os participantes nessa caminhada de forma disciplinada, com os instrumentos adequados ao processo de inovação. Entender esse processo é conhecer o mapa, que depois pode ser aplicado para qualquer objetivo. Não existe hora marcada para ter uma boa ideia, mas se não houver tempo dedicado a isso, a inovação nunca vai acontecer.
Missão Inovação
Sindilojas Porto Alegre está oferecendo mais uma forma do lojista estar se atualizando e inovando no seu segmento. Inspirar, estimular e apoiar as empresas na identificação e desenvolvimento de projetos de inovação é o objetivo do Missão Inovação, curso realizado pelo Sindilojas Porto Alegre, em parceria com a Innoscience: Consultoria em Gestão da Inovação. Os encontros acontecem em seis datas, entre 18 de setembro e 27 de novembro, das 18h e 22h, no CC100 (Avenida Cristóvão Colombo, 100 – Porto Alegre/RS). Clique aqui e saiba mais!