Vendas de Dia das Crianças devem movimentar R$ 205 milhões na Capital, indica Sindilojas Porto Alegre
O número também é elevado porque 67,9% da população acima de 18 anos da Grande Porto Alegre pretende presentear alguém nessa data, em regalos com ticket médio de R$ 117.
Levantamento do Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre projeta a intenção de consumo na Capital para o Dia das Crianças (12 de outubro), uma das principais datas do varejo. De acordo com o levantamento, a movimentação financeira será de R$ 205 milhões, um valor impulsionado pela quantidade de presentes que cada pessoa vai comprar (2,71). O número também é elevado porque 67,9% da população acima de 18 anos da Grande Porto Alegre pretende presentear alguém nessa data, em regalos com ticket médio de R$ 117.
2018 marca a retomada da liderança dos brinquedos como presentes mais vendidos para o Dia das Crianças na Capital. Se em 2017 o primeiro lugar da prévia ficou com as roupas, esse ano marca a retomada dos brinquedos. 64,9% dos clientes comprarão brinquedos e 52,8% comprarão roupas neste ano, em uma resposta que mostra que cada pesquisado vai comprar mais de um presente cada um. Eletrônicos (8,7%), calçados (8,2%) e livros (2,2%) ocupam as terceira, quarta e quinta posição do ranking.
“A pesquisa revela que os consumidores serão generosos nesse Dia das Crianças, presenteando mais de uma pessoa na data, e adquirindo 2,71 presentes, em média. É um número que estimula o nosso comércio e reforça uma tendência de aquecimento das vendas para o ano. O varejo aquecido gera um fluxo de renda maior, fomentando a economia e o desenvolvimento da cidade”, destaca o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse.
Os compradores irão presentear não somente seus filhos no Dia das Crianças. 37% deles comprarão presentes para os filhos, 33,1% para netos, 27,7% para sobrinhos, 24,7% para afilhados e 5,6% para irmãos. O pagamento à vista segue sendo a opção preferida: será a escolha de 44,4% dos entrevistados. Cartão de crédito parcelado (33,5%) fica logo atrás, seguido por cartão de débito à vista (14,5%), no cartão de crédito em uma vez (4,1%) e no prazo em cartão de loja/crediário (3,9%).
A pesquisa também mostra uma tendência de compras próximas à data. 51,1% delas ocorrerão na semana do Dia das Crianças. 26,6% irão às lojas no dia 11 de outubro, 15,6% quinze dias antes e apenas 5,6% comprarão com mais antecedência. A preferência pelo local de compra segue sendo das lojas de rua, escolhidas por 55,4% dos entrevistados. Já os shoppings serão escolhidos por 43,3% dos clientes.
O levantamento foi realizado com compradores das classes A, B, C, D e E, acima de 18 anos, em pontos de fluxo de consumidores em Porto Alegre.