Cresce 40% o número de lojas que devem contratar temporários no final de ano em Porto Alegre

Expectativa de retomada das vendas no final de ano projeta crescimento das vagas temporárias. A previsão é que a maioria das vagas sejam preenchidas até o final de outubro

Um varejo otimista com a retomada da economia após o período eleitoral prevê aumento na contratação de temporários para o final de ano. A análise é do Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre que realizou neste mês um levantamento sobre a expectativa de contratação com lojistas da Capital. E a previsão é que se registre um crescimento de aproximadamente 40% no número de vagas temporárias em relação ao mesmo período do ano passado.

O dado é um reflexo do número de lojas contratando para a temporada de final de ano que cresceu de 12,5% em 2017 para 17,5% neste ano. Além disso, 57% dos consultados prevê estender a contratação por um período de 90 dias – contemplando tanto o movimento de Black Friday e Natal, como também as liquidações e promoções de final ano que começam logo após o dia 25 de dezembro.

O levantamento mostra que 43% dos estabelecimentos pretendem contratar até o final de outubro motivados, especialmente, pela previsão de aumento no movimento (72%) e recomposição do quadro de funcionários (29%). Mais de 58% das vagas previstas são para a função de vendedor (58,3%). Dedicação e pontualidade são as características mais bem avaliadas pelos recrutadores.

Para realizar o levantamento, o Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre consultou lojistas dos segmentos de vestuário, móveis e decoração, acessórios, bazar, calçados, materiais de construção e ferragens.