Artigo – O desafio da era digital
Fazer o básico bem feito já não garante o sucesso no segmento de livrarias. É preciso fazer muito mais.
Além da crise econômica, o comércio de livros impressos também é impactado pelo crescimento acentuado dos livros digitais, pelo fácil acesso às informações, proporcionado pela internet, e principalmente pela política de preços e condições de pagamentos praticadas pelas grandes livrarias.
Nos últimos anos, diversas editoras foram vendidas, fecharam suas portas, fizeram fusões ou se adaptaram para poder se manter no mercado. Assim como o comércio varejista de livros, que segue se reinventando para se adequar às novas condições. Hoje em dia, um bom ponto comercial com variado acervo de livros e vendedores capacitados não são suficientes para garantir a viabilidade e o sucesso do empreendimento. É necessário inovar: sair às ruas, participar de eventos, saraus, palestras, mostrar os produtos, variar na exposição, criar meios de divulgação digital, ligar-se aos clientes por diversos meios, como WhatsApp e Facebook, e apostar na informatização de sistemas e dos meios de contato e de venda para facilitar a jornada do consumidor. É preciso dedicar esforços contínuos para manter os clientes antigos e também captar novos. O atendimento ao cliente também possui grande impacto sobre o sucesso de um negócio. E para as livrarias, ele também é essencial, já que os livros são capazes de abrir a mente de quem os lê, e isso torna as pessoas ainda mais exigentes. O mercado livreiro está em constante progresso, e para sobreviver é necessário tornar as lojas diferenciadas, buscando sempre novos benefícios para atrair, reter, satisfazer e fidelizar os clientes.
Jamil Quadros Pereira, Gerente administrativo da Isasul Livraria e Distribuidora