Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre revela hábitos dos lojistas nas redes sociais

Entrevistados consideram importante a presença das marcas nas redes, mas encontram dificuldades para administrar os perfis.

O Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre buscou entender como os lojistas da Capital enxergam e utilizam as redes sociais para as suas empresas. No estudo, realizado em nove segmentos* do comércio, foi constatado que esses canais têm importância para 100% dos negócios de médio e grande porte, já para 32,3% das micro e pequenas empresas a presença nas redes é pouco ou nada relevante. As plataformas mais utilizadas pelas marcas são Facebook e Instagram.

Entre os motivos apontados por quem possui um perfil empresarial nas redes estão, principalmente:

– a divulgação de conteúdos e outros materiais (91,4%);
– a visibilidade nos canais online (48,1%);
– a interação com o público (25,9%).

Os principais benefícios percebidos pelas marcas no uso das redes sociais são:

– a divulgação da marca (84%);
– o aumento de vendas e do número de clientes (60,5%);
– engajamento com o público (17,3%);
– aumento do tráfego no blog ou site da empresa (7,4%).

Por meio do estudo, foi possível compreender também que, embora a maioria dos lojistas defenda a importância das redes sociais para os negócios, extrair o máximo de benefícios desse meio ainda é um desafio no setor varejista. Para 50% dos entrevistados, ter tempo para administrar é a principal dificuldade encontrada. Conseguir manter uma frequência de publicação é a frustração de 33% dos lojistas. Outras dificuldades relatadas foram: monitorar menções e comentários (17,3%), segmentar o perfil do público alvo da empresa (16,7%), aumentar o alcance da publicação (10%), manter o público engajado (7,4%) e resolver conflitos relacionados à marca (7,4%).

A falta de tempo (58%), de equipe para gerenciar os perfis (21%) e de conhecimento sobre redes sociais (32%) apareceram como os principais motivos das marcas que não estão nas redes sociais. Não considerar as plataformas importantes (10%) e não enxergar resultados (5,3%) também foram apontados por esses lojistas.

A pesquisa identificou ainda que, mesmo que para muitas marcas as redes sociais sejam importantes, são poucas as empresas (24,1%) que investem na qualificação dos profissionais com foco nesses canais.

 

*Vestuário, calçados, bazar e utensílios domésticos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, material de construção e ferragem, pet shop, acessórios, livraria e papelaria, móveis e decoração.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais