“Empresas têm um grande poder de movimentar o cenário e acelerar a recuperação econômica”, diz Cesar Pancinha

Palestrante falou sobre gestão após a crise em Café com Lojistas realizado na Arena uMov.me, na Capital.

“A economia é feita de ciclos e quem não estiver pronto para quando ela tomar o caminho do crescimento vai ficar para trás.” Essa foi a ideia central apresentada por Cesar Pancinha, especialista em Neurociência e em Gestão de Negócios, que comandou o Café com Lojistas desta segunda-feira (10), realizado na Arena uMov.me, com o tema “Varejo 3.0: depois da crise”. Pancinha iniciou sua apresentação dando um panorama da economia e ressaltando que, independentemente de o governo agir ou não para tirar o País da crise, as empresas também devem fazer a sua parte.

De acordo com o palestrante, apesar da certeza de que os ciclos econômicos estão ligados aos ciclos políticos, o grande dilema do varejo não é esse, mas sim entender o comportamento do consumidor e responder à altura do que ele espera. “O consumidor está cada vez mais consciente, valorizando o sustentável e considerando a experiência acima de tudo. E as lojas que não o colocarem no centro de todo o negócio vão ficar para trás”, ressaltou.

Atenção para velhos problemas e foco no atendimento

Apesar do aumento do uso da tecnologia para amparar a atuação do varejo, o consumidor ainda valoriza o essencial: o atendimento que recebe das marcas. Por isso, 94% dos clientes perdidos deixam de comprar por questões de relacionamento. “Chegamos a um ponto onde as pessoas preferem ser atendidas por robôs, de tão baixo que é o nível de atendimento no varejo no geral”, afirmou. Por esse motivo, Pancinha reforçou que é preciso treinar cada vez mais as pessoas e compreender a necessidade de mudar a venda de produtos pela venda de experiência para o cliente: "Experiência é a soma da disponibilidade, do preço, do produto e do serviço. É o que gera valor para algo."

E até mesmo marcas consolidadas, com anos de mercado, precisam reavaliar seus processos e até o foco do negócio para se manterem atuais nesse mundo de constante transformação. “Os grandes desafios dessa era são: desligar o automático, assumir o protagonismo e, mais do que entender a necessidade da mudança, mudar. E mudar agora”, finalizou.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais