Palestrantes falam sobre Economia Prateada na última edição de 2019 do Café com Lojistas

Mônica Riffel, Gloria Yacoub e Karen Garcia de Farias trouxeram dados e reflexões sobre a importância de estar atento ao público 60+.

Uma geração pouco presente no mercado de trabalho e com poucos negócios preparados ou focados para atendê-la, mas que representa hoje 30,3 milhões de pessoas no mundo. Os “prateados”, como estão sendo chamados os 60+, são ativos, consumidores em potencial e têm muito a contribuir para a sociedade. Não à toa, este foi o assunto do Café com Lojistas realizado na quarta-feira (04), no auditório do Sindilojas Porto Alegre, com Mônica Riffel, Gloria Yacoub e Karen Garcia de Farias, e que encerrou a grade de eventos da Entidade de 2019.

Segundo Mônica, estudos indicam que a economia prateada represente a terceira maior atividade econômica do mundo e 20% do total de consumo do Brasil. Em dois anos, mais de 30 trilhões de dólares serão movimentados por esse público. “Está mais do que na hora de pensarmos marcas e produtos para atender a essas transformações que estamos vivendo, com a inversão da pirâmide populacional e o aumento da população madura. Mas 62% dos negócios têm como target os Millenials”, comentou.

Diversidade, mas sem diversas idades?

A respeito da presença dos 60+ nos ambientes de trabalho, Glória destacou que as empresas ainda não se deram conta da importância de contar com esse público como colaborador. A palestrante ressaltou que apenas 11% delas possuem programa de reinserção de maduros, e que muitas das que não se incluem nesse número ainda se consideram a favor da diversidade. “Mas como podemos falar em diversidade e inovação sem diversas idades?”, provocou.

Para ela, a presença de pessoas de todas as gerações é muito benéfica a um negócio, pois permite que diferentes pontos de vista existam para melhorar as entregas e o atendimento aos clientes. “Para eu atender o meu cliente do futuro, que é o 60+, tenho que conviver com ele, conhecer o seu perfil e suas necessidades”, ressaltou.

Varejo focado nos 60+

Entusiastas, livres, indiferentes ou resistentes. Foi nesses quatro grupos que a terceira palestrante, Karen, dividiu os diferentes perfis do público 60+ nos dias de hoje. Cada um com características específicas, uns mais focados no futuro, outros mais nostálgicos, mas todos representam oportunidades ao varejo.

Para melhor atender os 60+, segundo Karen, é preciso prestar atenção em alguns pontos em especial. O treinamento das equipes para se comunicar de forma adequada é essencial, assim como o preparo da loja em aspectos físicos e em design de serviços. Uma boa iluminação, produtos dispostos em uma altura média e o cuidado com obstáculos que possam causar algum tipo de acidente são pontos importantes para atrair e receber bem os maduros.

Saiba mais: Se interessou pelo assunto e quer saber mais informações? O Sindilojas Porto Alegre lançou este ano, por meio de seu Núcleo de Pesquisa, o e-book “Avós da atualidade”. Clique aqui e acesse gratuitamente.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais