Novo decreto estadual mantém restrições quanto à abertura do comércio

Documento restringe a venda de itens não essenciais por parte de supermercados e amplia regras até 21 de março.

Na noite de sexta-feira (5), o Governo do Estado do Rio Grande do Sul publicou novo decreto, nº 55.782, incluindo novas restrições para o comércio diante da classificação de bandeira preta, que devem durar até 21 de março. A suspensão das atividades gerais entre 20h e 5h segue valendo até 31 de março.

Outra novidade prevista no documento é a proibição da venda de itens não essenciais, como vestuário, bazar e eletroeletrônicos, por parte de supermercados. A regra começa a valer na segunda-feira, 8 de março. A medida já havia sido solicitada por empresários do comércio tendo em vista a concorrência injusta com as lojas que seguem proibidas de abrir. O Sindilojas Porto Alegre, no entanto, manifesta-se contrário a todas as regras de fechamento dos estabelecimentos do setor, pois defende que o comércio não é o responsável pela transmissão do vírus.

Ainda de acordo com o decreto, permanece proibido o funcionamento das atividades não essenciais de forma física, podendo esses estabelecimentos operar apenas com 1 (uma) pessoa presencial, com o uso de máscara, para cada 8m² de área útil de circulação, respeitando limite do PPCI, com a finalidade de organizar entregas e estoque.

O decreto na íntegra pode ser acessado aqui.

Veja também

    Noticias

    Fecomércio-RS se une à banco para impulsionar a retomada econômica no Estado

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para as obras do centro nesta semana

    Veja mais
    Noticias

    Final do Co.nectar Aceleta 2024 consagra startups inovadoras no varejo

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    “Venda é sobre confiança”, diz Thiago Concer, em evento da Entidade

    Veja mais