Manutenção das medidas emergenciais de emprego e renda e do auxílio emergencial são as ações mais pedidas pelos lojistas como apoio às atividades do comércio

O Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre realizou esta semana um levantamento com os comerciantes da Capital para entender quais são as perspectivas do setor para este primeiro semestre de 2021. Em relação ao faturamento, 37% dos entrevistados acreditam que irão manter o ritmo de vendas que estão obtendo hoje. Outros 33% estão otimistas, […]

O Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre realizou esta semana um levantamento com os comerciantes da Capital para entender quais são as perspectivas do setor para este primeiro semestre de 2021. Em relação ao faturamento, 37% dos entrevistados acreditam que irão manter o ritmo de vendas que estão obtendo hoje. Outros 33% estão otimistas, apostando em uma melhora nos resultados e 30% acham que terão queda até julho.

Por meio da sondagem, a entidade também identificou quais são os auxílios que os lojistas mais anseiam como apoio dos governos municipal, estadual e federal na retomada do setor: 76% pede pela manutenção/prorrogação do programa de auxílio emergencial como forma de atendimento às necessidades da população e consequente fomento para o setor; 58% solicita a isenção do IPTU para o período em que as empresas estiveram fechadas durante a pandemia; 47% precisam de capital de giro. Confira abaixo as demais ações citadas pelos entrevistados:

6% não citaram nenhuma iniciativa

3% reduzir ICMS

2% empréstimo com maior tempo para começar a pagar

2% não fechar o comércio

1% diminuir a politicagem

1% suspensão e isenção de contrato de trabalho

Foram ouvidos para esta pesquisa lojistas de empresas de portes variados, sendo a grande maioria (82%) microempresários, de negócios com mais de 10 anos de atividades. Estão representados os segmentos de vestuário, material de construção/ferragem, calçados, bazar, cama/mesa/banho, petshop, floricultura, joalheria e ótica, em diferentes localizações de Porto Alegre – rua, galeria/centro comercial e shoppings.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas POA é convidado para apresentar a Feira Brasileira do Varejo na Câmar...

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 27/04 a 03/05

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Comércio poderá abrir no Dia do Trabalhador

    Veja mais
    Noticias

    Co.nectar Hub promove programa de aceleração de startups

    Veja mais