“O Instagram funciona como a TV, precisa ter conteúdo interessante”
Especialista em marketing digital, Rafael Terra compartilhou dicas de Instagram no Café com Lojistas desta quarta-feira, 29.
O Sindilojas Porto Alegre realizou nesta quarta-feira, 29, mais uma edição do Café com Lojistas, evento voltado a profissionais que desejam aprimorar seus conhecimentos e realizar networking. Em formato online, a iniciativa reuniu um público interessado em aprender mais sobre Instagram Marketing, tema apresentado pelo expert no assunto, Rafael Terra, co-fundador da agência Fabulosa Ideia e também autor de livro, com sua primeira publicação lançada este ano.
Terra, que trabalha há mais de 15 anos com marketing digital, destacou que o Instagram é hoje campeão em reter a atenção das pessoas comparado com todas as outras redes. Por esse motivo, segundo o especialista, é fundamental que as marcas saibam como ser relevante nesse canal.
Produzir conteúdo é a “chave”
De acordo com Terra, ter um perfil de Instagram apenas com informações institucionais não funciona mais nos dias atuais. “Trata-se daquela loja que usa a rede para comunicar apenas o horário que vai abrir, o horário que vai fechar… Essa está fazendo errado”, comentou.
Para ele, é preciso ser “engajativo”, ou seja, entregar conteúdos que impactam na vida das pessoas. “Para a relação ser real no Instagram, ela deve ser de troca, de você entender os interesses do seu público-alvo e se inserir nessa conversa. Tem que publicar diariamente, repetir discurso, encarar o Instagram como um programa de TV, que tem conteúdo interessante sempre”, comparou.
Colocar-se no lugar do cliente
O palestrante também destacou a importância de as marcas entregarem todas as informações que o cliente procura, sem rodeios. Para isso, aconselhou os lojistas a tratarem cada publicação como um mini e-commerce. “Quando você der a sorte de o seu cliente chegar até o post da sua loja, é preciso que ele encontre todas as informações que ele procura: preço, características do produto, benefícios, formas e custos de entrega, WhatsApp para contato… Não adianta dizer que ‘está tudo na bio’. Quanto mais trabalho você dá para as pessoas, menor será a chance de ela comprar de você”, disse.
Expor o preço é uma das principais dúvidas que geralmente surge entre os lojistas. E sobre esse assunto, Terra foi enfático. “Muitos não gostam de trazer o preço no post. Primeiro, gostaria de lembrá-los que não incluir essa informação ao divulgar um produto é crime. Segundo, que você abre margem para a pessoa achar que aquilo é muito caro. E, se realmente for, é possível informar, então, o valor da parcela, as condições de pagamento, chamar atenção para o frete grátis, por exemplo.”
Patrocinar ou não?
Todas as publicações no Instagram funcionam melhor pagando, segundo Terra. “Indico sempre colocar uma verbinha ali, pois com isso você vai ter ainda mais chance de alcançar um número maior de pessoas.”
Outro ponto levantado pelo especialista foi o do remarketing. A estratégia consiste em repetir o mesmo anúncio por algumas vezes, o que, segundo Terra, é bastante efetivo nesse canal. “Pode ser que na primeira vez que a pessoa for impactada pelo anúncio, ela não compre. Mas quando a publicação patrocinada ficar indo atrás dela, chega uma hora em que ela vai comprar”, disse.
Por final, Terra lembrou que, nas redes sociais, tudo é um grande teste. “Precisamos testar até ver que está dando certo. Ter um negócio é ter que fazer ajustes na engrenagem o tempo todo. Uma hora você ganha… Outra você perde. Mas o sucesso mora na continuidade”, finalizou.
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