“O investimento em tecnologia precisa chegar no vendedor”, defende Augusto Rocha
VP da Pmweb falou sobre transformação digital e apresentou a nova plataforma Oto durante Café com Lojistas.
Nesta quarta-feira (27), aconteceu a penúltima edição do Café com Lojistas do ano, em formato virtual, sobre um tema de extrema importância para o varejo: transformação digital. O evento contou com palestra do VP de Vendas e Marketing da Pmweb, Augusto Rocha, que levou os participantes a refletirem sobre a necessidade de repensar o modelo de trabalho dos vendedores das lojas físicas nos dias atuais, com o intuito de torná-lo mais rentável com o uso das tecnologias. “Qual investimento estamos fazendo nas pessoas que representam a nossa marca de fato, que são a imagem do nosso negócio e que passam mais tempo com os clientes?”, provocou.
O especialista em marketing de dados, que também já atuou como vendedor no início de sua carreira, alertou o grupo sobre a ociosidade dos funcionários. “Entendo que um país como o Brasil precisa de ações para aumentar a produtividade. Os vendedores do varejo chegam a ter 40% do seu tempo ocioso, segundo pesquisas. Ou seja, em quase metade do seu tempo as pessoas ficam sem ter o que fazer dentro da loja, sem produzir e sem vender, que é o que elas deveriam fazer”, disse.
Segundo Rocha, não dá mais para esperar que o cliente entre pela porta. “Precisamos ter um papel proativo nesse processo”, reforçou. E foi com esse propósito que, este ano, a Pmweb se dividiu para a criação de uma nova empresa, a Oto, contou o executivo. A ideia do novo negócio, de acordo com Rocha, é incluir o vendedor na transformação digital que o mercado vive hoje.
Cases de sucesso, como os das varejistas gaúchas Lebes e Renner, foram citados pelo palestrante, mostrando que é possível utilizar a tecnologia para ampliar os resultados da loja física. “O app Oto gera dados dos clientes que permitem divulgar suas informações de compra para auxiliar os vendedores no ponto de venda. Funciona como o Tinder dos vendedores e clientes”, comparou. Ele contou ainda que, com o uso da ferramenta, os vendedores contataram um milhão de pessoas a mais do que fariam sem utilizar a plataforma.
O executivo finalizou a sua apresentação com mais provocações. “Você, lojista que não está no dia a dia da operação, não vai fazer a sua loja crescer. É o seu time que vai fazer isso. E, para ter resultados, você precisa fazer o seu time crescer investindo nas pessoas que trabalham para a sua empresa. Temos de olhar o hoje sem perder de vista o amanhã. Mas se não integrarmos o on e o off, talvez não estejamos no amanhã”, finalizou.
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