Sindilojas POA promove live com Fê & Fe para potencializar Dia dos Namorados

Live commerce com a participação dos influenciadores será nos dias 7 e 8 de junho, diretamente dos perfis de Instagram da Entidade, do casal e das lojas participantes.

Foto: Ricardo Lage

Muitas marcas viram nas live commerces uma alternativa para seguir realizando suas vendas e não perder o contato com os clientes durante os tempos de confinamento vividos na pandemia. No entanto, o formato, que utiliza a transmissão de vídeo ao vivo com a exibição de produtos e ofertas, caiu no gosto dos consumidores e, por esse motivo, acabou se tornando mais uma opção de divulgação, relacionamento e venda para as marcas.

Pensando em potencializar as vendas de Dia dos Namorados das lojas associadas, o Sindilojas Porto Alegre utilizará esse recurso em uma ação inédita que será realizada na semana que vem, dias 7 e 8 de junho. Dois momentos de live estão previstos para ocorrer a partir de uma parceria da Entidade com os influenciadores digitais Fê Pandolfi e Felipe Hemb. Além de trabalharem juntos em ações para marcas, Fê&Fe, como são conhecidos por quem os acompanha, também são casados e acompanhados por mais de 33 mil pessoas ao todo, no Instagram.

As duas live commerces promovidas pelo Sindilojas Porto Alegre serão realizadas a partir das 19 horas, no modo compartilhado entre os perfis: @sindilojaspoa, @fepandolfi, @felipehemb e o @ de cada loja participante. Cada empresa terá o tempo de cinco minutos para apresentar suas sugestões de presentes para o Dia dos Namorados, e os lojistas que desejarem terão a opção de realizar a live diretamente do estúdio do Co.nectar Hub. Está prevista a participação de cerca de 40 lojas associadas de diversos segmentos do varejo.

 

Sobre as live commerces

O formato de vender ao vivo pelas redes sociais surgiu na China, antes da pandemia. Adaptado ao mercado brasileiro, as live commerces têm como vantagem oportunizar a interação direta entre lojistas e clientes, passando a ideia do atendimento humanizado. Por meio dos vídeos ao vivo, vendedores mostram detalhes dos produtos, como o caimento das peças no corpo, tamanhos, cores, e, ainda, esclarecem dúvidas, tudo em tempo real. Ou seja, fazem quase tudo o que fariam presencialmente, na loja.

 

Dicas para aproveitar bem o momento

O tema live commerce tem sido amplamente abordado, desde 2020, nas edições da revista do Sindilojas Porto Alegre, a Conexão Varejo, com relatos de lojistas que passaram a utilizar o recurso e a ter sucesso nas vendas. Abaixo, confira dicas compartilhadas na edição 152 da publicação (ou clique aqui para conferir na revista online https://joom.ag/gKOI/p16):

Conheça seu público-alvo

Saber os padrões de consumo de conteúdo do público, com que influenciadores ele se identifica e qual horário ele prefere comprar é o primeiro passo para obter engajamento. Estude seu potencial cliente, a persona do seu negócio.

Organize-se com o estoque

Ao transmitir a live no perfil da loja – sem uma ferramenta de streaming integrada ao e-commerce –, organize seu estoque, crie códigos para os produtos e planeje o passo a passo do envio de links e canais de atendimento.

Prepare-se para apresentar seus produtos

Estabeleça as regras para a compra e prepare a apresentação dos produtos. Procure saber quais itens têm outros tamanhos ou cores, já que essas podem ser as demandas de quem está assistindo. Contar com a ajuda para essas informações paralelas de forma ágil e assertiva, respondendo no chat, por exemplo, é fundamental.

Planeje promoções e descontos

A oferta de produtos exclusivos ou condições especiais para quem estiver acompanhando ao vivo e concluir a compra durante a live é uma boa aposta. O uso de gatilhos mentais como urgência ou escassez também são uma forma de atrair o consumidor, que se tiver um bom desconto, seja na aquisição ou no frete da entrega, ficará muito mais satisfeito com a compra.

Prepare sua equipe

Ter pessoas no “staff” faz toda a diferença na hora da live. O ideal é que o apresentador não se preocupe com iluminação, funcionamento da internet e tenha ajuda para montar o cenário e atender as dúvidas dos clientes em tempo real. Um treinamento com funcionários, antes de entrar ao vivo, ajuda muito!

Treine seus colaboradores para esta função

Por que o apresentador precisa ser, necessariamente, o dono da loja? Ou um influenciador contratado? Os demais atendentes, principais pontos de contatos com os clientes na loja física, também podem fazer este papel. Engaje e treine seus colaboradores para serem protagonistas dessa iniciativa!