Vendas de Dia dos Namorados crescem 17% no comércio da Capital
Pesquisa identificou que 57% dos lojistas tiveram expectativa atingida em relação ao faturamento na data. O ticket médio ficou em R$ 236.
O Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Sindilojas Porto Alegre realizou levantamento nesta segunda-feira, 13, para verificar os resultados do Dia dos Namorados nas lojas da Capital. Para a maioria dos lojistas entrevistados, 43%, a data foi positiva em relação ao mesmo período do ano passado, com crescimento de 17% no faturamento. Os que consideram as vendas semelhantes às de 2021 correspondem a 22% e os que os que sinalizaram queda somam 25%. Outros 10% não souberam avaliar. O ticket médio verificado pela pesquisa ficou em R$ 236, R$ 34 a mais que o indicado pelos consumidores na pesquisa prévia, de intenção de compra.
A sondagem identificou, também, que mais da metade dos lojistas, 57%, tiveram sua expectativa atingida. Sobre os itens mais vendidos, separados por segmento:
Vestuário: jaquetas/casacos (50%), blusas (46,7%), calças (23,3%) e lingeries/roupas íntimas (13%).
Calçados: botas (86,6%), sapatos (40%), tênis (33,3%) e coturnos (6,7%).
Perfumaria/cosmético/produtos de higiene: perfumes (93,3%), hidratantes (40%), maquiagens (33,3%) e shampoos (6,7%).
Sobre o método de pagamento utilizado, os lojistas relataram que 79% dos clientes usaram o cartão de crédito parcelado. Os que compraram no débito correspondem a 11%. Os que optaram pelo cartão de crédito em uma vez, a 7%. O pagamento no crediário somou 2% do total e no PIX apenas 1%.
Como forma de atrair o público, a realização de promoções foi a estratégia usada por 41% das lojas pesquisadas. Os comércios que ofertaram produtos com desconto somaram 22%. Outros 11% apostaram na decoração das vitrines e 3% em alguma ação diferenciada. Somente 1% afirmou ter realizado algo diferente nas redes sociais. No entanto, 22% das lojas disseram não ter adotado nenhuma estratégia para a data.
Confira o resultado completo no infográfico, na área do Núcleo de Pesquisa deste site.