Dia das Crianças deverá injetar R$ 222 milhões na economia

O ticket médio dos presentes será de R$ 175,42 e 56,9% dos participantes irão comprar na semana anterior à data

O Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Sindilojas Porto Alegre realizou estudo sobre a intenção de compra para o Dia das Crianças. A pesquisa revelou que a data deverá movimentar R$ 222 milhões na economia, com um aumento de 4,6 pontos percentuais em relação a 2021 na compra de presentes para filhos, totalizando 42,3% dos entrevistados; e uma queda na intenção de compra para netos (-0,3 p.p) e sobrinhos (-6,6 p.p.). O ticket médio deverá ficar em torno dos R$ 175,42.

 

Entre as opções de presentes, 53,4% dos consumidores pretendem comprar brinquedos, mesmo que este item tenha tido queda de 9,7 p.p. na escolha em relação ao ano anterior, seguido por roupas (41,7%), calçados (19,1%), artigos de informática (5,4%), acessórios (4,6%), experiências para usufruírem com os pequenos, como passeios, viagens ou cinema (3,7%), entre outros.

 

A pesquisa indica que 56,9% dos participantes irão comprar o presente na semana anterior a data. A intenção de realizar a compra no comércio de rua foi apontada pela grande maioria 56,3%, das pessoas ouvidas. Já as lojas de shopping devem receber o segundo maior movimento, sendo a escolha de 44% dos consumidores. Quem pretende comprar online, por e-commerce ou redes sociais, representa 21,1%, sendo que desta fatia 63,5% devem comprar via App da loja, 58,1% do site da loja, 2,7% pelo Instagram e 1,4% pelo WhatsApp. No ano passado, o percentual de pessoas que tinha a intenção de comprar pelo Whats foi de 6,8%.

Pagamento à vista em dinheiro lidera as intenções

A forma de pagamento de maior impacto é à vista em dinheiro, com 41,7% dos entrevistados, seguido de 29,4% com cartão de crédito parcelado, 21,7% à vista no cartão de débito, 13,7% em uma vez no cartão de crédito, 8% à vista no PIX e 5,4% a prazo em cartão de loja/crediário.

Apesar de ter tido queda em relação ao ano anterior, o preço ainda ajuda a definir a compra por determinada loja ou marca, sendo citado por 57,4% dos entrevistados; 48,9% escolheram promoções, 48,3% citaram atendimento qualificado, 30,3% qualidade dos produtos, 25,7% facilidade de acesso, 17,4% desconto, 13,7% condições de pagamento, entre outros itens que contribuem para definição da compra.


Diferenciais que fariam escolhe
r uma loja

Um item interessante aos lojistas que foi incluído na edição deste ano foi o questionamento sobre diferenciais que fariam escolher uma loja para compra do presente para o Dia das Crianças. 41,1% dos entrevistados responderam brindes; 29,1% optariam por benefícios para pagar; 26% gostariam de ajuda para inovar no presente. Diferenciais como sorteios, cashback, segurança, cartão presente, entre outros tópicos também foram abordados.

A pesquisa completa já está disponível, em um infográfico na área do Núcleo de Pesquisa deste site. Clique aqui para acessar.