Dia das Crianças deverá injetar R$ 222 milhões na economia
O ticket médio dos presentes será de R$ 175,42 e 56,9% dos participantes irão comprar na semana anterior à data
O Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Sindilojas Porto Alegre realizou estudo sobre a intenção de compra para o Dia das Crianças. A pesquisa revelou que a data deverá movimentar R$ 222 milhões na economia, com um aumento de 4,6 pontos percentuais em relação a 2021 na compra de presentes para filhos, totalizando 42,3% dos entrevistados; e uma queda na intenção de compra para netos (-0,3 p.p) e sobrinhos (-6,6 p.p.). O ticket médio deverá ficar em torno dos R$ 175,42.
Entre as opções de presentes, 53,4% dos consumidores pretendem comprar brinquedos, mesmo que este item tenha tido queda de 9,7 p.p. na escolha em relação ao ano anterior, seguido por roupas (41,7%), calçados (19,1%), artigos de informática (5,4%), acessórios (4,6%), experiências para usufruírem com os pequenos, como passeios, viagens ou cinema (3,7%), entre outros.
A pesquisa indica que 56,9% dos participantes irão comprar o presente na semana anterior a data. A intenção de realizar a compra no comércio de rua foi apontada pela grande maioria 56,3%, das pessoas ouvidas. Já as lojas de shopping devem receber o segundo maior movimento, sendo a escolha de 44% dos consumidores. Quem pretende comprar online, por e-commerce ou redes sociais, representa 21,1%, sendo que desta fatia 63,5% devem comprar via App da loja, 58,1% do site da loja, 2,7% pelo Instagram e 1,4% pelo WhatsApp. No ano passado, o percentual de pessoas que tinha a intenção de comprar pelo Whats foi de 6,8%.
Pagamento à vista em dinheiro lidera as intenções
A forma de pagamento de maior impacto é à vista em dinheiro, com 41,7% dos entrevistados, seguido de 29,4% com cartão de crédito parcelado, 21,7% à vista no cartão de débito, 13,7% em uma vez no cartão de crédito, 8% à vista no PIX e 5,4% a prazo em cartão de loja/crediário.
Apesar de ter tido queda em relação ao ano anterior, o preço ainda ajuda a definir a compra por determinada loja ou marca, sendo citado por 57,4% dos entrevistados; 48,9% escolheram promoções, 48,3% citaram atendimento qualificado, 30,3% qualidade dos produtos, 25,7% facilidade de acesso, 17,4% desconto, 13,7% condições de pagamento, entre outros itens que contribuem para definição da compra.
Diferenciais que fariam escolher uma loja
Um item interessante aos lojistas que foi incluído na edição deste ano foi o questionamento sobre diferenciais que fariam escolher uma loja para compra do presente para o Dia das Crianças. 41,1% dos entrevistados responderam brindes; 29,1% optariam por benefícios para pagar; 26% gostariam de ajuda para inovar no presente. Diferenciais como sorteios, cashback, segurança, cartão presente, entre outros tópicos também foram abordados.
A pesquisa completa já está disponível, em um infográfico na área do Núcleo de Pesquisa deste site. Clique aqui para acessar.