Quase 70% das lojas de Porto Alegre pretendem contratar temporários este ano

Em média dois funcionários temporários por empresa devem ser contratados, com o intuito de contribuir em funções como atendimento, caixa e estoquista.

Reforço de funcionários com contratação de temporários deverá suprir o aumento no movimento do comércio neste final de ano.

Este final de ano deverá ter um salto de aproximadamente um terço nas contratações de temporários no comércio, conforme sondagem realizada pelo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Sindilojas Porto Alegre. Em 2021, 35,8% dos lojistas que participaram da pesquisa da Entidade abriram esse tipo de oportunidade. Já este ano, 67,6% afirmaram que irão contratar temporários, em média duas pessoas por empresa.

A maioria das contratações, 45%, deverá ocorrer em novembro, com destaque para a primeira quinzena do mês. No entanto, os candidatos já devem ficar atentos, já que 7% das vagas já foram abertas em setembro e que 32% delas serão anunciadas em outubro. Os que deixarão para contratar temporários a partir do mês do Natal representam 12%. Outros 4% não souberam estimar o período de contratação.

Ainda segundo a pesquisa, há grandes chances de os temporários serem efetivados após o final do contrato. Para 76% dos lojistas que afirmaram que abrirão vagas temporárias existe essa possibilidade.

Entre os motivos relatados para as novas contratações estão: para ajudar no atendimento (92%), porque o movimento aumenta (52%) e para manter a organização (19%). As oportunidades para vendedores devem predominar, com 81% das vagas abertas. A função de caixa será a segunda mais buscada, com 13% das intenções, seguida de estoquista, com 8%. Na sequência, ainda haverá vagas para auxiliar de vendas (5%), auxiliar de loja (4%), balconista (2%), entre outros cargos (3%).

Para ter mais chances de garantir uma vaga, os candidatos devem apresentar, entre as competências, segundo os entrevistados: capacidade de prestar um bom atendimento, ter alguma experiência na função, ser simpático, proativo e ter disponibilidade de horários. No entanto, conforme experiências anteriores, 55% dos lojistas relataram ter dificuldade de encontrar profissionais com o perfil desejado.

De acordo com o presidente do Sindilojas POA, Arcione Piva, o dado indica a necessidade de tanto os candidatos quanto as empresas buscarem por atividades de capacitação. “O mercado de trabalho está cada vez mais dinâmico, o que requer atualização constante. Para que os varejistas e seus colaboradores possam se desenvolver e colher bons resultados, oferecemos uma série de cursos e conteúdos, muitos deles gratuitos”, reforça o dirigente.

Confira o resultado completo da sondagem em um infográfico, clicando aqui

 

Workshop preparativo para as vagas temporárias

O Sindilojas POA, em parceria com o Senac RS e a PUCRS Carreiras/FIJO, promoverá um workshop gratuito na quinta-feira, 6 de outubro, das 8h30 às 17h30, com almoço incluso aos participantes. A capacitação será realizada no Auditório Henrique Gerchmann, localizado na rua dos Andradas, 1234, no Centro Histórico da Capital.

O workshop ensinará técnicas básicas de vendas e atendimento no cenário moderno e abordará o perfil do consumidor atual.  Além disso, serão compartilhadas dicas para elaboração do currículo, para saber onde buscar oportunidades certas e para preparação para entrevista de emprego.

Clique aqui para obter mais informações e para realizar a sua inscrição.

 

Palestra Especial para “aquecer os motores”

 O Sindilojas POA promoverá, também, no dia 17 de outubro, no Teatro da Unisinos, seu tradicional evento para levar uma dose de motivação extra aos profissionais para o final do ano. A Palestra Especial, que também será comemorativa aos 85 anos da Entidade, terá como tema “A neurociência como ferramenta para vender mais” e será conduzida por Wesley Barbosa, especialista em neurociências, com atuação nos Estados Unidos, Europa, China e Brasil. O palestrante é fundador da EduTech Become Inc., ex-executivo do Facebook no Vale do Silício, ex-sócio da XP Investimentos. Também foi líder de desenvolvimento de mercado no Instagram e Facebook no Brasil e é responsável por trazer o Baidu (O Google Chinês) para a América Latina.

As inscrições estão abertas. Associados ao Sindilojas POA podem se inscrever gratuitamente e para o público geral o investimento é de R$ 180.

Clique aqui e saiba mais!