Café com Lojista destaca a força da loja física na venda do varejo
Cinema do Shopping Total foi a sede do evento do Sindilojas POA
A loja física é mais importante do que o metaverso, e por isso ganhou ainda mais importância nos últimos anos. Quem fez essa afirmação, ou como ele mesmo disse, “provocação”, foi o palestrante da edição de hoje, dia 19/04, do Café com Lojista, Augusto Rocha.
O tradicional encontro promovido pelo Sindilojas Porto Alegre ganhou um local novo desta vez. O evento aconteceu no cinema do Shopping Total, em uma parceria entre as partes, promovendo encontro da Entidade com lojistas do próprio local, além de demais associados.
Segundo Silvia Rachewsky Lemos, gerente de marketing no Shopping Total, a parceria entre o local e o Sindilojas vem de tempos. “Represento de uma certa forma, lojistas que trabalham aqui no nosso Shopping, e isso nos aproxima muito à Entidade”. As opções de capacitação que o Sindilojas Porto Alegre propõe, enriquece a cultura do comércio, qualificando todo o time que aqui representamos, aumentando as vendas, algo que todos queremos”, festejou.
Quanto ao encontro, Augusto Rocha, VP de vendas e marketing da Pmweb e cofundador da Oto, palestrou sobre o motivo do metaverso perder força para a loja física. Segundo Rocha, uma resposta simples e objetiva é a seguinte. “A loja física existe, já o metaverso, não”, definiu.
Outro motivo por esse crescimento da busca pela loja física é o fator humano. As pessoas gostam do contato físico, e isso ficou ainda mais forte após a pandemia. Segundo uma pesquisa da empresa Forrester, o mercado americano deve alcançar os 72% das vendas no varejo físico, ou seja, é onde se impulsionam as vendas. “As pessoas gostam e querem ir às lojas. Avaliem bem o que vocês escutam de pessoas que se dizem especialistas no assunto, mas nunca foram varejistas”, comentou.
Por fim, Augusto citou que a qualidade dos funcionários é algo que precisa ser colocada como prioridade para os lojistas. “São as pessoas, os teus funcionários que vendem a marca e seus produtos, qualifique-os e os valorizem”. “Nunca se esqueçam de que o varejo é humano. Se o robô vende, é o ser humano quem compra”, ponderou.
O próximo Café com Lojista será no mês de maio.