Abertura oficial da 10ª Feira Brasileira do Varejo reúne lideranças e autoridades e ressalta o compromisso com o desenvolvimento do setor
O evento, promovido pelo Sindilojas Porto Alegre, acontece até sexta-feira (26), na FIERGS, em Porto Alegre, com o tema O Jeito Brasileiro de Fazer Varejo
A 10ª Feira Brasileira do Varejo, promovida pelo Sindilojas Porto Alegre, iniciou nesta quarta-feira (24), no Centro de Eventos FIERGS, e acontece até sexta-feira (26) com o tema O Jeito Brasileiro de Fazer Varejo. A solenidade de abertura oficial reuniu, entre as autoridades, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, que representou o governador do Estado, Eduardo Leite; o prefeito em exercício de Porto Alegre, Hamilton Sossmeier; além de deputados, vereadores, representantes de entidades, empresários e lojistas. Na oportunidade, o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, anunciou a confirmação da edição 2024 da FBV, que será realizada entre os dias 22 e 24 de maio, na FIERGS, em Porto Alegre.
Piva reforçou que a diversidade fortalece o dinamismo do varejo brasileiro, bem como a capacidade de inovação no setor. “Contamos com mais de 70 palestrantes e mais de 100 expositores, representando uma ampla variedade de setores e especialidades. Estamos juntos em prol do desenvolvimento e capacitação do varejo. Essas oportunidades de aprendizado são essenciais para impulsionar esta evolução. Espero que todos possam ter uma experiência repleta de conhecimento, conexões e novas possibilidades”, relatou.
Já o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, exaltou o trabalho executado pela entidade ao longo de meio século com o objetivo de apoiar os empreendedores, principalmente, os micro e pequenos. “Esta gama de negócios são a maioria dentro do varejo, setor que tem sofrido bastante pelas circunstâncias atuais da economia brasileira, o que muito tem nos preocupado. Temos uma taxa de juros muito alta que impacta diretamente o comércio varejista”, disse. Godoy ainda colocou a feira como um contraste de resiliência do setor em meio ao atual cenário: “A FBV mostra a força do varejo brasileiro, que mesmo diante dos desafios impostos, está pronto para enfrentar a situação e ajudar o país a entrar em uma nova rota de crescimento”.
O vice-presidente da Fecomércio SESC/SENAC, Joel Dadda, falou sobre a importância da união junto aos representados, além de estar a par das principais tendências e inovações no setor. “Atualmente, o setor terciário privado emprega mais de 1,5 milhões de pessoas. O recorte de bens e serviços soma mais da metade do PIB gaúcho. A interligação entre os setores é fundamental, pois estamos caminhando na mesma direção, rumo a um bem comum: fortalecimento do varejo, empresas e negócios”, conceituou.
Ernani Polo foi enfático ao destacar o orgulho de ter no Estado uma feira com o porte e a representatividade da FBV. “É uma imensa alegria, principalmente, após um cenário desafiador vivido pela humanidade, que afetou tanto os empreendedores, que lutaram para conseguir sobreviver. Um evento como este é fundamental para agregar novas perspectivas e gerar negócios”, pontuou. Por meio de um vídeo, o prefeito Sebastião Melo, que está em Roma para tratar sobre assuntos relacionados à sustentabilidade, desejou “que possam desenvolver tanto novas oportunidades como capacitar empreendedores, além de desfrutar da capital gaúcha”. O prefeito em exercício Hamilton Sossmeier complementou: “queremos um ambiente cada vez mais empreendedor e que conte com governos mais parceiros, que atrapalhem menos. Em Porto Alegre, o trabalho realizado tem chamado a atenção e o desejo de investidores estrangeiros, como por exemplo de grupos chineses e, mais recentemente, húngaros”.