Diretor de e-commerce da Nivea aborda estratégias, tendências e inspirações na 10ª FBV
Guilherme Almeida apresentou iniciativas da marca em palestra do segundo dia de evento
Seguindo a programação de palestras do Palco Grandes Resultados da 10ª Feira Brasileira do Varejo, que segue até sexta (26), em Porto Alegre, o diretor de E-Commerce da Nivea, Guilherme Almeida, compartilhou com o público estratégias da marca como experiências on+off, como fazer o cliente provar o produto, comunicação e priorização da qualidade da entrega.
O executivo demonstrou como é oferecida a mesma experiência que o cliente já possui no e-commerce também em lojas físicas, a partir da leitura de QR Codes e código de barras que dão detalhes e até como utilizar o produto. “Vai além de explicar ao consumidor o que ele quer do produto. Com isso, temos mais dados do cliente e entregamos informações personalizadas”, explicou.
Além disso, Almeida mostrou como a marca trabalha para fidelizar seus clientes a partir de um lançamento recente de programa de fidelidade, no qual os clientes podem acumular pontos e descontos. “Tais iniciativas nos auxiliam a entender os consumidores, o que estão consumindo e onde estão comprando”, reforça. E complementa: “Quando expandimos os canais, ficamos mais eficientes e podemos entregar efetivamente o que o cliente deseja. Isso também reduz os custos, pois as ações se tornam mais efetivas. ”
A utilização de realidade virtual, também foi tema do momento, assim como o Retail Media (marketing voltado aos consumidores no ponto de compra ou próximo a ele, além de ponto de escolha entre marcas ou produtos concorrentes) para conversões qualificadas. “Todos querem o mesmo consumidor e acabam se rendendo ao mais do mesmo para vender seus produtos, com estratégias erradas”, disse Almeida, pontuando que é importante também atentar ao vendedor, pois, com as mudanças do mercado, houve também a alteração do perfil do trabalhador.
Outro ponto destacado pelo diretor de E-Commerce da Nivea foi a participação de criadores de conteúdo para a promoção dos produtos. “Mas isso precisa ser feito por meio de histórias autênticas. Inserir os produtos no dia a dia dos criadores de conteúdo, de forma natural, e deixar que eles realizem a estratégia de influência. Afinal, eles conhecem os seus públicos”, ressaltou.
Já em estratégias que possam trazer qualidade ao negócio, Almeida falou sobre a redução dos benefícios, como frete grátis, freemium, devolução, fidelidade e cupons e grandes descontos. “Escolham a melhor estratégia, e não a mais barata”, disse. “O e-commerce é um varejo e deve dar lucro. Para isso, construa o seu negócio desde o início de forma sustentável e tenha clareza e transparência com o seu cliente”, finalizou o executivo.