Sindilojas Poa recebe Prefeitura, entidades e lojistas para debater o cronograma das obras no Centro
Ruas do centro onde mais de 300 mil pessoas por dia circulam, vem sendo revitalizadas
Na tarde desta segunda-feira, dia 17, o auditório do Sindilojas Porto Alegre foi sede de encontro entre a Prefeitura de Porto Alegre, entidades representativas e lojistas que tenham seus negócios em locais da obra do quadrilátero central, assim como, no Viaduto Otávio Rocha.
Dentre as pautas anunciadas, o cronograma e os transtornos que os empresários e moradores têm sofrido durante o período de obras nos locais indicados tem sido as maiores reclamações. Esse é um ponto em comum, inclusive entre os regentes das ações, como Prefeitura e suas secretarias ligadas à obra e consórcio que lidera a execução da mesma. “Sabemos que quando há uma obra desta grandiosidade, problemas surgirão. Com o intuito de fazer uma obra que a cidade merece, que cada um que ali vive e trabalha se sinta bem, é preciso muito trabalho, conversa e entendimento. Nós estamos fazendo isso dia a dia, e esse encontro aqui acaba sendo um ponto positivo, onde acertamos pontos e melhoramos a obra, com ainda mais diálogo, pois vejo que estamos precisando deste detalhe”, dissertou Rafael Sacchi, diretor do consórcio que está à frente das obras do quadrilátero central.
As propostas do Sindilojas Porto Alegre são as seguintes: comunicação prévia sobre obras e intervenções: solicitamos que seja estabelecido um processo sistemático de comunicação prévia aos comerciantes afetados, fornecendo informações detalhadas sobre os planos, cronogramas e duração prevista das obras, bem como os possíveis desvios de tráfego e mudanças de acesso. Divulgação de informações: solicitamos a criação de um canal de comunicação direto e ágil entre o Sindilojas Porto Alegre e os órgãos responsáveis pelas obras, com o objetivo de compartilhar informações atualizadas sobre o andamento das intervenções, possíveis alterações e eventuais imprevistos.
Na mesma linha, Sebastião Melo, prefeito da capital, se colocou à disposição para mais conversas a fim de que todas as mensagens cheguem ainda mais direta aos usuários do centro. “Queremos entregar um local novo, bonito e útil ao cidadão porto-alegrense, e é para isso que estamos enfrentando este cronograma. Ele foi alterado para junho de 2024, e cremos na entrega na data. Já era hora da cidade receber essa revitalização”, afirmou.
O bate-papo entre os participantes, sempre em clima amistoso e em tom construtivo, recebeu ideias de lojistas e entidades, além da promessa de que o município vai abrir ainda mais canais de comunicação com a população, através de grupos de whatsapp e também, uma maior proximidade da comunidade com quem está na linha da frente das obras.
O Sindilojas Poa e demais entidades estão atentas às necessidades dos comerciantes e prontas para ajudar no entendimento entre as partes. Uma nova reunião será marcada para manter o alinhamento de novos prazos e uma nova linha de trabalho que está sendo criada.