Para 23% dos comerciantes, vendas do Dias dos Pais foram superiores em 2023
Em relação à expectativa de faturamento, 50% dizem ter atingido o esperado
De acordo com o levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas POA, mais da metade dos respondentes venderam mais ou de forma igual ao último ano. Isso porque segundo os dados obtidos, 30% mantiveram a média de vendas de 2022, e 23% disseram ter aumentado suas vendas. A parcela que respondeu que diminuiu as vendas no Dia dos Pais em 2023 ficou em 31%. Sobre este último dado, as justificativas mais citadas por esses que disseram ter vendido menos, são, em ordem, a seguinte: Falta de dinheiro (29%); insegurança para gastar (22,6%); Ausência do frio (12,9%); Produtos caros (6,5%).
Quanto ao valor do ticket médio, uma ótima surpresa. Na pesquisa realizada pela Entidade quanto à intenção de compras para a data, o valor ficou em R$ 228,00. Só que, após as compras, o valor subiu. A pesquisa de vendas trouxe o valor de R$ 263,00.
Outro aspecto que a pesquisa não deixou de fora é sobre a época de maior movimento de compras. A própria semana que antecede o Dia dos Pais foi período de movimento mais intenso, com 49% das citações. A véspera, no sábado, dia 12, com 39%, vem logo após na preferência de quem respondeu a pesquisa. A 1ª semana de agosto como escolha para a compra de Dia dos Pais aparece na lista com 9% das respostas.
Forma de pagamento mais usada pelo consumidor:
Perguntados sobre qual a forma mais utilizada pelo cliente para pagamento, o resultado foi o seguinte:
Parcelado no cartão de crédito: 80%
À vista no débito: 10%
Cartão de crédito em 1 vez: 7%
À vista pelo Pix: 2%
Físico x online
Sobre vendas em lojas físicas e online, a maioria, 52% mencionou que vendeu em ambos os locais. Outros 48% citaram que a venda se deu exclusivamente na loja física. Entre os canais online, os sites da loja estão à frente com 55,8%. Em seguida aparecerem WhatsApp, com 32,7%, Instagram, com 7,7%, e o App da loja com 3,8%.
A forma de pagamento mais utilizada para àqueles que efetuaram compras pelo online ficou assim:
Link de pagamento: 61,5%
Pix: 36,5%
Cartão de Crédito: 7,7%
A pesquisa revelou, ainda, quais foram os produtos mais comprados no comércio de Porto Alegre. Destaca-se as tradicionais camisetas e camisas, perfumes, sapatos e, desta vez, produtos para a barba.
Vestuário:
Camisetas 31,4%
Camisas 31,4%
Polos 17,1%
Pijamas 11,4%
Cuecas 11,4%
Cosméticos/perfumaria/higiene:
Perfumes 68%
Produtos para barba 60%
Shampoo 20%
Calçados:
Sapato 60%
Tênis 50%
Sapatênis 20%
Na análise do presidente Arcione Piva, ainda que um terço de quem respondeu a pesquisa tenha citado que as vendas foram abaixo em relação ao ano de 2022, o ticket médio mais alto neste ano revela que, quem foi às compras, gastou mais. “Este é um movimento que imaginávamos”, revela Arcione Piva. O presidente do Sindilojas Porto Alegre ainda comenta que “sabemos as dificuldades das pessoas, mas quem tem condições de presentear, acaba por investir um bom valor, e a pesquisa nos mostra isso”.
Para visualizar o infográfico com os resultados das vendas de Dia dos Pais, acesse aqui.