Expectativa de vendas na Black Friday satisfez metade dos entrevistados
Pesquisa da Entidade revela produtos mais vendidos e qual o canal online mais usado para vendas
O levantamento sobre as vendas de Black Friday 2023 trouxe dados importantes sobre o momento no comércio varejista da capital gaúcha. Segundo o Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre, os resultados obtidos através de questionamento aos lojistas nos dias após a sexta-feira, dia 24, revelaram que a expectativa de faturamento para a data foi atingida para 50% dos respondentes. Apenas 5% não souberem dizer, pois ainda não haviam fechado seus caixas sobre as vendas na data citada.
Ao comparar as vendas neste 2023 com o ano anterior, para 30% a data teve aumento nas vendas. Outros 30% disseram que se mantiveram iguais ao ano passado, e 25% citaram uma leve queda nas vendas.
Novamente o próprio dia D, a sexta-feira da Black Friday desponta na frente como o dia de maior movimento. Com 86,5% das citações, ficou bem à frente da segunda colocada, a quinta-feira, dia 23 (10,8%). Esses números são em cima dos entrevistados que afirmaram terem realizado a Black Week (37%).
Sobre as lojas que fizeram a Black Friday, a venda que contempla tanto o espaço físico quanto o online, lidera a pesquisa. Cerca de 60% dos lojistas disseram ter vendido desta forma. Venda apenas no espaço físico ficou com 39%, e apenas no online, com cerca de 2%. Os canais digitais mais usados na hora da venda, segundo a pesquisa, foram: site da loja (54,1%), WhatsApp (34,4%), Instagram (9,8%) e Facebook (1,6%). As principais formas de pagamento utilizadas no online são os links, com 62,3%, seguido por pix à vista, com 27,9%, e cartão de crédito, com 9,8%.
Quando a loja começou a preparação para as vendas?
As promoções, principal característica da Black Friday, começou a aparecer nas vitrines na segunda-feira, dia 20. Isso para cerca de 70% de quem respondeu o levantamento. Em seguida, mas bem atrás na porcentagem (10,8%), aparecem o fim de semana anterior ao dia da Black (18 e 19/11) e a primeira quinzena de novembro.
O perfil dos entrevistados nos mostram que, 58% deles têm lojas em shopping, 41% tem a rua como localização e 1% em centro comercial. Um dado que abre a possibilidade de um Natal forte é que para 77%, as vendas para a Black não impactam na maior data do comércio no país.
O levantamento indicou, ainda, que os produtos mais vendidos no comércio de Porto Alegre, por segmento, foram:
Eletrodomésticos e eletroeletrônicos:
Celulares 46,6%
Fogões 26,7%
Geladeiras 23,3%
Vestuário:
Camisetas 27,3%
Camisas 22,7%
Lingeries 18,2%
Móveis:
Sofás 55,6%
Mesas 50,0%
Cadeiras 27,8%
Nesta edição o ticket médio das vendas ficou em R$ 1.232.
“Entendemos que as vendas aconteceram, talvez não no valor desejado, mas o comércio esteve movimentado nos dias da Black. Os 50% que indicaram terem atingido a sua expectativa de faturamento, trazem um alívio e um apontamento de que o Natal seja mais forte para o comércio varejista de Porto Alegre. É isso que esperamos e achamos plausível a possibilidade, argumentou o presidente do Sindilojas POA, Arcione Piva.
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Por Rodrigo Bussolin