Retornará neste mês o pagamento emergencial a trabalhadores atingidos pelas enchentes
O pagamento havia sido suspenso após a medida provisória expirar sem aprovação do Congresso
No próximo dia 13 de novembro, o governo federal fará o depósito de dois salários mínimos para trabalhadores de empresas no Rio Grande do Sul afetadas pelas enchentes recentes. O programa, criado para manter empregos nas empresas atingidas, havia sido suspenso após a medida provisória expirar sem aprovação do Congresso. Entretanto, um acordo jurídico com o Legislativo permitiu que o benefício fosse estendido para aqueles que já estavam inscritos.
O pagamento será realizado diretamente na conta dos trabalhadores na Caixa Econômica Federal, e uma conta será aberta automaticamente caso o beneficiário não a possua. No total, 187 empresas estão incluídas nesta etapa. Após esta fase, novas solicitações para o benefício poderão ser feitas apenas por meio judicial, conforme declarou o superintendente do Trabalho no RS, Claudir Nespolo.
As empresas contempladas deverão manter os postos de trabalho pelos próximos quatro meses. Apesar de restarem R$ 1,2 bilhão no programa, o Estado pode perder acesso aos recursos no início do próximo ano com o fim do estado de calamidade.