Artigo: Experiência e humanização, o valor insubstituível da loja física

Em pleno 2025, o ponto físico ainda figura como um lugar insubstituível na relação de pessoas com produtos, marcas e serviços

Ao mesmo tempo em que a conveniência proporcionada pelo ambiente digital é um valor inegável dentro da jornada de consumo nos dias atuais, é também verdade que novos hábitos não somente podem como devem coexistir com aqueles historicamente consagrados. Mais do que isso, essa é uma dinâmica que, quando estrategicamente explorada, pode gerar um leque de oportunidades de alto valor para os negócios.

É o caso da loja física. Sim, ela mesma.

Em pleno 2025, o ponto físico ainda figura como um lugar insubstituível na relação de pessoas com produtos, marcas e serviços. Sair de casa e ir até um ponto de vendas real, tangível, é cada vez mais uma decisão tomada por fatores que não são meramente preço e conveniência.

Para melhor ilustrar isso tudo, pensemos, por exemplo, no consumo de filmes. Ora, quem, a essa altura da vida, não curtiu um momento de lazer em casa, utilizando um serviço de streaming? Nada mais prático e comum nos tempos atuais, certo? Dito isto, pergunto: seria essa uma atividade equivalente a ir ao cinema? Ainda que para alguns a resposta possa ser subjetiva, a verdade é que uma simples ida ao cinema reúne atributos para uma experiência sensorial, pessoal e única, além da mera exposição ao filme.

Voltando ao varejo: se a comodidade é a mola propulsora do comércio on-line, o ambiente in loco é um oásis para quem sabe explorá-lo. E aqui reside outro elemento relevante da jornada de consumo: o aspecto humanizado do atendimento. No Brasil, somos referência nisso, aliás. Do sorriso e do cafezinho servido até o pós-vendas gentil e disponível, essa atenção que concedemos é uma peça-chave em praticamente todas as transações.

Para se tornarem cada dia mais relevantes na vida das pessoas, as lojas, portanto, devem oferecer muito mais que os produtos à venda. Do lado de trás do balcão, equipes qualificadas são responsáveis por criar um ambiente de soluções e bem-estar que nenhuma tela pode substituir.

Enquanto o varejo estiver atrelado a pessoas, o sucesso dos negócios sempre dependerá da nossa atitude enquanto promotores de conexões. E transformar o básico em experiência está no centro dessa questão. É com esses e muitos outros conceitos que a Feira Brasileira do Varejo (FBV) 2025 se aproxima, trazendo temas que vão inspirar a todos que lá estiverem entre os dias 21 e 23 de maio deste ano.

Alexandre Peixoto
Superintendente do Sindilojas Porto Alegre

Veja também

    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre projeta crescimento expressivo no varejo natalino de Porto...

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA lança Centro de Monitoramento Econômico do Varejo para apoiar dec...

    Veja mais
    Noticias

    Varejo ganha reforço com Operação Papai Noel 2025

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Ingressos para a Feira Brasileira do Varejo 2026 já podem ser adquiridos

    Veja mais