Dados sobre a intenção de compras para o Dia das Mães confirma que roupas lideram a preferência dos consumidores
Uso do dinheiro em espécie segue atrás do crédito parcelado e do Pix à vista
O Sindilojas Porto Alegre, por meio do Núcleo de Pesquisa, realizou um levantamento sobre as intenções de compra no varejo para o Dia das Mães, uma das datas mais importantes para o comércio.
A Pesquisa com o que os clientes
Como esperado, as mães permanecem como o principal foco de presentes na data. 67,8% dos entrevistados presentearão mães, 1% a mais em relação a última pesquisa de intenção de compras, realizada em 2023. (Em 2024, devido às enchentes, essa pesquisa não foi feita).
Em segundo lugar estão as esposas, com 21,5%. As filhas ocupam o terceiro lugar com 15%. Essa lista com o top 3 das mais lembradas para serem presenteadas segue sem alterações.
De forma curiosa, as sogras que ocupavam o quinto lugar, subiram para o quarto lugar neste ano, como 7,8% das citações. Na sequência vem avó, irmã, nora e tias.
Segundo os resultados obtidos, os consumidores pretendem dar de presente itens como roupas, que lidera a lista com 33,5% das intenções, seguida pelo grupo de perfumaria/cosméticos/produtos de higiene (30,3%) e flores (12%). Esse top 3 se repete na lista de desejos das mães, apenas com inversão da ordem.
As mães, em ordem de preferência, querem receber:
Cosméticos/perfumaria/produtos de higiene (30,2%);
Roupa: (28,9%)
Flores (15,1%)
Diferenciais na hora de escolher o presente
O comportamento do consumidor na hora de escolher o presente indica que a ajuda na hora de inovar nos presentes é o diferencial para a maioria dos respondentes. Foram 35%. Para cerca de 34%, benefícios para pagar foi a escolha. Em seguida aparecem o oferecimento de brindes (27,8%) e sentir-se seguro no local da compra (24,5%).
O uso do dinheiro em espécie sofreu uma queda significante. No levantamento para a edição do Dia das Mães 2025, aparece em 3º na lista, com 22,8%, atrás do uso do cartão de crédito parcelado (26%) e da compra à vista via Pix (26%). Na pesquisa anterior, realizada em 2023, o uso do dinheiro em espécie liderava com 43,7%. Pix parcelado e compra com cheque figuram nas últimas posições, com 0,5% e 0,3%, respectivamente.
Comprar onde?!
Sobre o local das compras para a data, é possível destacar a manutenção do 1º lugar para o comércio de rua. Com 59% das citações, ele segue mais um ano à frente na preferência pelo comércio em relação à loja em shopping (47%). O e-commerce vem em seguida com 18% da preferência. (*respostas múltiplas)
Para os que citaram a escolha pela compra via e-commerce, o App das lojas aparece na liderança (62,5%). Os sites (59,7%), WhatsApp (18,1%) e Instagram (9,7%) completam a lista.
Período de maior busca por presentes
Sobre o movimento no comércio varejista para o Dia das Mães, os dados nos indicam que a movimentação ainda é baixa e deve aumentar nos próximos dias. Apensas 2% dos consumidores já realizaram suas compras. O pico da busca por presentes deve se dar na semana anterior ao dia – que neste ano ocorre em 11 de maio – de acordo com 54% dos entrevistados. Outro momento de grande busca por presentes são os 15 dias anteriores à data (20%). No próprio dia, 7% devem ir às compras.
Giro na economia da capital
Segundo a pesquisa, o ticket médio da data deve ficar em R$ 225,00. Como em média serão dados 1,62 presentes por pessoa, o gasto médio na soma dos presentes deve ficar em R$ 365,00.
Para Arcione Piva, presidente do Sindilojas POA, os resultados obtidos revelam que o comércio deve ter um bom movimento e ganhos na data. “Não me surpreende que roupas liderem a lista, visto que vem chegando o inverno e este item é sempre um presente que figura no topo da lista.
Outro ponto importante é que muita gente se reorganizou e conseguirá gastar um pouco mais. “Indicamos que o lojista invista no visual da sua vitrine, deixando-a bonita, e se possível, com ofertas. Isso atrai o cliente”, exclamou. Por fim, o presidente da Entidade empresarial faz um pedido. “Prepare bem a sua equipe de funcionários. Eles são o primeiro contato com os consumidores”.