FBV 2025 é oficialmente aberta em Porto Alegre

Solenidade com a presença de autoridades encerrou primeiro dia de feira, que segue até sexta-feira (23/5), na Fiergs

Crédito: Studio Prohub

A força e a criatividade do varejo brasileiro, características marcantes do setor perante o mundo, nortearam as falas das lideranças na solenidade que abriu oficialmente a 11ª Feira Brasileira do Varejo (FBV) nesta quarta-feira (21/05), no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre.

O presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, destacou a programação qualificada para inspirar empreendedores de todos os portes. “Temos mais de 100 palestrantes que estão emprestando seu conhecimento, com conteúdos voltados para o dia a dia dos varejistas do Rio Grande Sul e do Brasil”, disse. Segundo ele, a expectativa é bater recorde de público e de negócios fechados. “Neste primeiro dia já tivemos informações de muitas parcerias firmadas nesta que, em breve, se tornará a maior feira da América Latina”, afirmou Piva, ao anunciar as datas da FBV 2026: 20, 21 e 22 de maio.

Representando o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RS, Luis Carlos Bohn, Vitor Augusto Koch disse que é um orgulho para a entidade estar pela primeira vez na correalização do evento. “Estar junto à FBV demonstra o compromisso que o Sebrae RS tem com o varejo, que é base da economia deste país”, destacou.

Ao cumprimentar os porto-alegrenses e todos visitantes de diferentes estados brasileiros, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, lembrou da necessidade de reconstrução que a cidade precisou enfrentar neste último ano. “Agora, reforçamos nossa parceria com esta potência que é comércio varejista”, disse.

Antecedendo a cerimônia de abertura, a palestra do governador Eduardo Leite abordou o tema “Caminhos para o desenvolvimento econômico e sustentável do Rio Grande do Sul”. Ele apresentou ações do Governo do Estado que impactam também no varejo. “Retomamos a capacidade de investimentos para o RS”, afirmou, ao destacar o valor investido no ano passado de R$ 6,429 bilhões – o maior nos últimos 25 anos. Também ressaltou que o RS está entre os Estados com menor ICMS (17%) e citou recursos aplicados nas estradas e em segurança – só esta pasta deve receber R$ 3,7 bilhões, considerando o período de 2019 a 2026. “O RS é hoje o terceiro Estado mais seguro do Brasil”, disse.

Da solenidade, participaram também o secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Ernani Polo; o vice-presidente de comércio varejista da Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado do RS, Ademir José da Costa; superintendente executivo de Habitação da Caixa Econômica Federal, Tiago Helgueira Nenê e lideranças do setor e autoridades.

Até sexta-feira, os visitantes que circularem pelo evento encontrarão as principais tendências mundiais de comportamento do consumidor, cases de empreendedorismo, tecnologia e inovação.

 

Veja também

    Noticias

    Sindilojas POA assina manifesto pela regulação das Bets

    Veja mais
    Noticias

    Espaço de encontros e conexões

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre projeta crescimento expressivo no varejo natalino de Porto...

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA lança Centro de Monitoramento Econômico do Varejo para apoiar dec...

    Veja mais