Fim de semana aumenta tempo de tela das crianças e preocupa pais, aponta pesquisa

Levantamento mostra que 69,1% das crianças utilizam televisão ou streaming regularmente e 56,6% têm celular próprio

O fim de semana muda a relação das crianças com as telas. Enquanto 16,7% passam mais de quatro horas por dia diante de dispositivos em um dia de semana, o índice sobe para 41,7% aos sábados e domingos. O levantamento do Sindilojas POA mostra ainda que 69,1% das crianças utilizam televisão ou streaming regularmente e 56,6% têm celular próprio.

A preocupação acompanha esse comportamento: 83,3% dos pais dizem estar muito ou um pouco preocupados com o tempo de tela dos filhos. A maioria estabelece algum tipo de limite — 55% afirma ter regras definidas e cumpridas, enquanto 23,3% estabelece limites, mas encontra dificuldade para fazê-los valer. Na prática, a supervisão do conteúdo (44,2%) e as regras de horário (39,2%) são as estratégias mais utilizadas.

Esse cuidado também chega à escolha dos presentes. Para 45% dos pais, a preocupação com o tempo de tela influencia o que será dado às crianças. Desses, 22,5% dizem evitar presentes eletrônicos ou com tela e outros 22,5% preferem brinquedos e atividades sem tela. O resultado indica espaço para opções que estimulem outras formas de brincar e ocupar o tempo livre.

Como as crianças usam as telas

  • Televisão/streaming: 69,1%
  • Celular próprio: 56,6%
  • Videogame: 31,6%
  • Celular dos pais/responsáveis: 22,8%
  • Computador/notebook: 16,9%
  • Tablet: 14,7%

Veja também

    Notícias

    Dia das Crianças: consumidor vai presentear mais, mas com orçamento menor

    Veja mais
    Notícias

    De ponto de venda a ponto de experiência: Café com Lojistas debate como criar co...

    Veja mais
    Notícias

    Natal e Black Friday: reta final decisiva para o varejo

    Veja mais
    Notícias

    Podcast Varejo em Movimento recebe Alexandre Gadret para discutir comunicação lo...

    Veja mais