10 dicas para engajar os funcionários
Como usar a gestão de pessoas para melhorar os resultados da sua empresa
Uma pesquisa recente realizada pela FNQ e pelo SEBRAE com 1.163 empresários de micro e pequenas empresas mostrou que a gestão de…
Como usar a gestão de pessoas para melhorar os resultados da sua empresa
Uma pesquisa recente realizada pela FNQ e pelo SEBRAE com 1.163 empresários de micro e pequenas empresas mostrou que a gestão de pessoas é, sim, uma preocupação dos dirigentes: 73% dos pesquisados disseram que premiam seus colaboradores pelas contribuições inovadoras; 72% afirmaram investir na capacitação.
As pessoas não são o ativo mais importante de uma organização. O principal ativo de uma empresa são as pessoas comprometidas, capacitadas e éticas. Foi a partir do século 21 que as organizações passaram a se preocupar com questões como capacitação, clima organizacional e valorização dos profissionais, com o objetivo de agregar, no ambiente de trabalho, pessoas comprometidas com os rumos da empresa, bem como satisfeitas e felizes com o seu trabalho.
Hoje, está comprovado que as organizações que possuem práticas voltadas ao desenvolvimento humano conseguem aumento da motivação da força de trabalho e, consequentemente, melhores resultados financeiros e operacionais. Para obter resultados nessa área, basta que a empresa adote alguns requisitos e passe a avaliar sua efetividade. Conheça aqui 10 dicas baseadas no Critério Pessoas do Modelo de Excelência da Gestão (MEG).
1.< > Aponte claramente as funções e responsabilidades dos colaboradores, pontuando a participação de cada um e promovendo a sinergia.
2.< > Estabeleça e implante um plano de cargos e salários e um programa de metas para o colaborador, com base no plano estratégico da empresa e nas competências de cada pessoa. Assim, será possível definir qual a participação de cada um nas estratégias gerais da empresa.
3.< > Destaque e incentive a autonomia dos seus colaboradores. Essa atitude aumenta a motivação, facilitando o cumprimento de metas e produzindo resultados positivos.
4.< > Promova feedbacks constantes, sistematize os processos de avaliação e implemente ações de melhoria.
5.< > Invista nas habilidades e nos conhecimentos dos colaboradores. Entender as suas competências facilita o desenvolvimento de suas atividades diárias e garante a eficiência em equipe.
6.< > Promova programas de capacitação com base em um plano de carreiras e nas metas estipuladas pela organização. Incentive a busca pelo aprimoramento e reciclagem do colaborador.
7.< > Considere as oportunidades para desenvolvimento de integrantes da equipe atual, promovendo a inserção de novas pessoas para o exercício das funções.
8.< > Procure identificar, por meio de pesquisa de clima organizacional, os fatores que afetam o bem-estar, a motivação e a satisfação dos colaboradores. O completo entendimento do seu quadro de colaboradores é fundamental para que sejam desenvolvidos programas com foco na qualidade de vida e na cidadania.
9.< > Comunique-se com clareza, para garantir que o grupo assimile os valores e princípios da organização. É importante ouvir o que cada um tem a dizer. Procure estabelecer uma relação de confiança entre a liderança e o grupo e implante canais de comunicação entre a empresa e os colaboradores, sempre com base em relações de confiança e ética.
10.< > Utilize práticas de remuneração, reconhecimento e incentivo para estimular a organização. Estes são importantes propulsores da motivação dos colaboradores. Os ajustes salariais, alinhados ao plano de carreira, servem como reconhecimento do talento dos funcionários, estimulando-os a apresentar contribuições significativas à empresa.