10 dicas para escolher um ponto comercial

Fique atento às considerações

A escolha de um ponto comercial é tarefa primordial para garantir sucesso nos negócios. Mas como avaliar qual o melhor? Pensando em auxiliar empreendedores e franqueados nesta busca, o professor Elvio Peralta, diretor superintendente da Fundação Fisk, que detém a marca PBF, listou algumas regras básicas que devem ser seguidas antes de fechar o local onde será instalada a empresa.

“Com os aluguéis inflacionados e pontos cada vez mais disputados, o desafio da escolha do ponto ideal ficou ainda mais difícil. Hoje, o que mais vemos são ruas repletas de comércio em uma concorrência desleal e que, muitas vezes, não gera lucro ao empresário. Por isso, a definição do ponto deve ser cautelosa e bem avaliada”, explica Elvio.

Fique atento às considerações listadas abaixo:

1 – Verifique se há autorização para o local operar como ponto comercial – sem o alvará é impossível manter uma empresa no local;
2 – Veja se há um espaço físico adequado para o seu empreendimento ser visto pelo público-alvo desejado – evite locais escondidos, nos fundos e com pouca visibilidade;
3 – Certifique-se de que o custo do imóvel realmente vale o que estão pedindo – negocie o valor com base no mercado;
4 – Opte por contratos de no máximo 5 anos, tempo suficiente para entender se a sua empresa terá clientela e sucesso na região escolhida;
5 – Verifique se o fluxo de pedestres da área pode impulsionar novos clientes;
6 – Faça pesquisas na região para saber se o seu público consumidor mora ou trabalha próximo ao ponto escolhido;
7 – Saiba quem e quantos são os concorrentes atuando na área escolhida, assim vai entender o mercado consumidor da região;
8 – Veja se há estacionamentos no local ou facilidades de acesso para um. Para a comodidade da clientela é importante ter um local seguro para estacionar;
9 – Verifique também se a calçada está em condições adequadas para pedestres e pessoas com mobilidade reduzida transitarem, pois a aparência do local pode ser um agravante relevante;
10 – Procure um local de fácil acesso ao seu público – estações de metrôs ou ônibus localizadas nas proximidades fazem a diferença.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais