10 dicas para o varejo vencer em 2017

Consultor e especialista em varejo Claudio D’Avila falou nesta quarta-feira, dia 28, aos lojistas participantes de mais uma edição do Café com Lojistas

A poucos dias do início do segundo semestre o Café com Lojistas desta quarta-feira, dia 28 de junho, teve como tema “Como vencer em 2017” mostrando aos lojistas que é possível reverter o quadro e garantir um bom resultado neste ano. Quem garantiu isso foi o palestrante Claudio D’Avila, consultor especialista no varejo com 18 anos de atividades atuando junto a empresas, associações e sindicatos no Brasil e exterior.

No encontro D’Avila disse que o comércio representa 12,3% do PIB e, embora o cenário não seja muito otimista, é possível reverter o quadro se os empresários retomarem o rumo dos seus negócios. “O varejo é um dos primeiros a sentir os impactos causados pela mudança na conjuntura econômica e o último a sentir a retomada, mas com alguns ajustes na operação é possível mudar esse quadro”, disse.

No evento desta manhã, o palestrante, que também é docente dos cursos de pós e MBA na ESPM-Sul e Unilasalle Business School, apresentou 10 pontos de atenção para crescer nesse segundo semestre. Confira abaixo:

1. Toda decisão é estratégica. Por isso, a regra é fazer mais com menos para atingir um objetivo. A base para pensar estrategicamente no negócio é olhar com seriedade para o ambiente externo e interno da loja.

2. Saber competir. Foque nos pontos fortes e fique atento as oportunidades de fazer diferente. Afinal, a diferença só vale se o consumidor a perceber como significativa.

3. Defina sua proposta de valor. O meio do caminho é sempre um perigo, por isso tenha claro qual é a proposta do seu negócio, foque nele e o desenvolva. Seja o melhor naquilo que se propõe a ser e garanta um relacionamento qualificado com o cliente.

4. Mantenha uma posição particular. Em um mercado cada vez mais competitivo, é o que diferencia que fará um negócio ser sustentável. Escolha um atributo e o comunique com intensidade.

5. Comunicação estratégica e eficaz é aquela que une todos os pontos de contato com o cliente, das redes sociais e site até a comunicação da loja e o atendimento.

6. Venda complementar. A melhor estratégia de desenvolvimento e crescimento consiste em conhecer o seu cliente e voltar sua tática de venda para ele. Aproveite mais o consumidor que já está em sua loja e desenvolva um atendimento especializado, que entenda a sua necessidade e ofereça produtos complementares.

7. O desafio da precificação. Nem todo cliente é para o seu modelo de negócio. Tendo isso claro é fundamental definir a política de preço com base no seu consumidor. Tenha uma margem de precificação flexível e vinculada aos principais e valores do tipo de cliente que visita a sua loja.

8. Preço é estratégico. Acredite, o preço representa o posicionamento de uma loja e muito mais do que isso, quando bem definido, ele valoriza o produto e diferencia o negócio frente à concorrência.

9. Tenha uma margem de contribuição média. A venda não pode ser pensada apenas com base no valor do produto, os custos com o estabelecimento e lucro estimado, pois muitas vezes um determinado item do mix pode não ter uma alta margem de contribuição, mas estimular a compra combinada. Lembre-se sempre que 95% das decisões na hora da compra são inconscientes, por isso monte sempre o mix de produtos da sua loja com base em uma margem média de contribuição com itens diversificados.

10.Estoque para um cliente. A gestão do estoque é a chave para evitar a queda do resultado. Em um cenário econômico instável e de estoques enxutos, garantir a sua ruptura pode evitar uma perda de até 25% do faturamento mensal.

Café com Lojistas Especial FBV 2017

A próxima edição do Café com Lojistas já tem data e será realizado na FBV 2017, exclusivamente para os associados ao Sindilojas Porto Alegre. É uma oportunidade única para os empresários vinculados à Entidade e suas equipes participarem de uma atração especial e gratuita dentro da programação da 5ª edição da Feira Brasileira do Varejo. O encontro acontecerá no dia 13 de julho, às 8h30, no Auditório 2 do Centro de Eventos do BarraShoppingSul, e contará com a palestra “As empresas que vão transformar o Brasil”, com Diogo de Souza, gestor de Contas da Endeavor Brasil. Inscrições no site www.feirabrasileiradovarejo.com.br. 

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais