10 dicas para o varejo vencer em 2017
Consultor e especialista em varejo Claudio D’Avila falou nesta quarta-feira, dia 28, aos lojistas participantes de mais uma edição do Café com Lojistas
A poucos dias do início do segundo semestre o Café com Lojistas desta quarta-feira, dia 28 de junho, teve como tema “Como vencer em 2017” mostrando aos lojistas que é possível reverter o quadro e garantir um bom resultado neste ano. Quem garantiu isso foi o palestrante Claudio D’Avila, consultor especialista no varejo com 18 anos de atividades atuando junto a empresas, associações e sindicatos no Brasil e exterior.
No encontro D’Avila disse que o comércio representa 12,3% do PIB e, embora o cenário não seja muito otimista, é possível reverter o quadro se os empresários retomarem o rumo dos seus negócios. “O varejo é um dos primeiros a sentir os impactos causados pela mudança na conjuntura econômica e o último a sentir a retomada, mas com alguns ajustes na operação é possível mudar esse quadro”, disse.
No evento desta manhã, o palestrante, que também é docente dos cursos de pós e MBA na ESPM-Sul e Unilasalle Business School, apresentou 10 pontos de atenção para crescer nesse segundo semestre. Confira abaixo:
1. Toda decisão é estratégica. Por isso, a regra é fazer mais com menos para atingir um objetivo. A base para pensar estrategicamente no negócio é olhar com seriedade para o ambiente externo e interno da loja.
2. Saber competir. Foque nos pontos fortes e fique atento as oportunidades de fazer diferente. Afinal, a diferença só vale se o consumidor a perceber como significativa.
3. Defina sua proposta de valor. O meio do caminho é sempre um perigo, por isso tenha claro qual é a proposta do seu negócio, foque nele e o desenvolva. Seja o melhor naquilo que se propõe a ser e garanta um relacionamento qualificado com o cliente.
4. Mantenha uma posição particular. Em um mercado cada vez mais competitivo, é o que diferencia que fará um negócio ser sustentável. Escolha um atributo e o comunique com intensidade.
5. Comunicação estratégica e eficaz é aquela que une todos os pontos de contato com o cliente, das redes sociais e site até a comunicação da loja e o atendimento.
6. Venda complementar. A melhor estratégia de desenvolvimento e crescimento consiste em conhecer o seu cliente e voltar sua tática de venda para ele. Aproveite mais o consumidor que já está em sua loja e desenvolva um atendimento especializado, que entenda a sua necessidade e ofereça produtos complementares.
7. O desafio da precificação. Nem todo cliente é para o seu modelo de negócio. Tendo isso claro é fundamental definir a política de preço com base no seu consumidor. Tenha uma margem de precificação flexível e vinculada aos principais e valores do tipo de cliente que visita a sua loja.
8. Preço é estratégico. Acredite, o preço representa o posicionamento de uma loja e muito mais do que isso, quando bem definido, ele valoriza o produto e diferencia o negócio frente à concorrência.
9. Tenha uma margem de contribuição média. A venda não pode ser pensada apenas com base no valor do produto, os custos com o estabelecimento e lucro estimado, pois muitas vezes um determinado item do mix pode não ter uma alta margem de contribuição, mas estimular a compra combinada. Lembre-se sempre que 95% das decisões na hora da compra são inconscientes, por isso monte sempre o mix de produtos da sua loja com base em uma margem média de contribuição com itens diversificados.
10.Estoque para um cliente. A gestão do estoque é a chave para evitar a queda do resultado. Em um cenário econômico instável e de estoques enxutos, garantir a sua ruptura pode evitar uma perda de até 25% do faturamento mensal.
Café com Lojistas Especial FBV 2017
A próxima edição do Café com Lojistas já tem data e será realizado na FBV 2017, exclusivamente para os associados ao Sindilojas Porto Alegre. É uma oportunidade única para os empresários vinculados à Entidade e suas equipes participarem de uma atração especial e gratuita dentro da programação da 5ª edição da Feira Brasileira do Varejo. O encontro acontecerá no dia 13 de julho, às 8h30, no Auditório 2 do Centro de Eventos do BarraShoppingSul, e contará com a palestra “As empresas que vão transformar o Brasil”, com Diogo de Souza, gestor de Contas da Endeavor Brasil. Inscrições no site www.feirabrasileiradovarejo.com.br.