10 dicas práticas para aumentar as vendas em loja de roupas

Seu negócio não vive se você não realizar vendas. E sua loja não cresce se você não aumentar elas. Para lojas de roupas essa realidade é ainda mais presente. Você precisa ter foco em vender. Uma loja é feita para tal. Assim, aumentar vendas em lojas de roupas é um objetivo importante. Vender mais quantidade ou com maior margem é o seu caminho para o crescimento. 

Seu negócio não vive se você não realizar vendas. E sua loja não cresce se você não aumentar elas. Para lojas de roupas essa realidade é ainda mais presente. Você precisa ter foco em vender. Uma loja é feita para tal. Assim, aumentar vendas em lojas de roupas é um objetivo importante. Vender mais quantidade ou com maior margem é o seu caminho para o crescimento. Confira abaixo algumas dicas para aumentar suas vendas.

1 – POSICIONE-SE

– Como sua marca será lembrada? Como vai se posicionar na mente de suas clientes?

Independente do negócio ou produto, toda marca carrega consigo um tipo de rótulo. Sua loja não é exceção, haverá uma definição resumida e compartilhada de sua loja. Quando alguém falar sobre você e sua loja, irá referenciar alguns pontos marcantes. Seu papel é ajudar essa pessoa a contar sobre quem você e sua loja são. Defina esses pontos marcantes o mais claramente possível. A loja melhor posicionada, tem as melhores vendas.

2  – APRENDA SEU CONSUMIDOR

– Já sabe quem compra de você? Você conhece seus clientes pelo nome quando passam?

Pense em seu cliente como o indivíduo que é. Aprenda o perfil de quem compra com você. Analise a linguagem que ele usa, os caminhos que faz e os sentimentos que têm. Conheça-o ao máximo. Quanto melhor for seu conhecimento sobre ele, mais facilmente você saberá ajudá-lo a comprar em sua loja. Aumentar as vendas para um cliente é serví-lo mais. E para isso, nada melhor do que entendê-lo e saber o que ele quer. Com argumentos melhores, mais vendas acontecerão.

3  – SEJA A MELHOR

– Para que sua loja existe se não é para ser a melhor loja do mundo?

Não basta ser boa. Sua loja deve buscar ser a melhor. Isso sempre é possível. Porém nem sempre você será a melhor no que imaginou que seria ou gostaria de ser. Seu comércio possui qualidades e limitações, como todos. Basta estar atenta ao mercado para potencializar o que você é melhor do que seus concorrentes. E caso não tenha um diferencial, crie.  Seja a melhor em vestidos ou em roupas para festas, tenha o melhor atendimento, ou as melhores   promoções. Foque em ser a melhor loja no que escolher ser. Suas vendas crescerão sempre que mais pessoas sentirem o quão boa sua loja é.

4 –  COMUNIQUE VISUALMENTE

– Como sua loja ficará visível? Como ela irá chamar a atenção dos olhos?

Trata-se aqui de algo visual. Literalmente visual. Roupas como vários outros tipos de produtos, são feitos para os olhos. Mais do que vestir bem, elas precisam ser bonitas. Agradar a quem as vê é fundamental. Mas antes disso, ser visto é importante. Assim, o que for que quiser comunicar. Use algo adequadamente visual. Por exemplo, uma promoção de vendas poderia ter faixas e cartazes pela cidade. Quem sabe também anúncios em jornais ou revistas. Ela precisa estar nos olhos das pessoas. Mostre o quão bela é sua loja e suas roupas, apareça e venda mais.

5 – TENHA PRESENÇA INTERNET

– Seus clientes tem Facebook? Algum deles não usa a internet para pesquisas?

Todos estão na internet e posso imaginar que boa parte dos seus clientes utiliza o Facebook regularmente. Aliás, avaliando pela perfil médio do brasileiro, a maioria utiliza o Google para encontrar informações sobre o que querem comprar. Sem falar em Instagram, Twitter, Whatsapp, Pinterest e outros. Isso não quer dizer que você tenha que estar em todo lugar na rede. Porém para muitos, se você não esta lá, você não existe. Assim, selecione uma ou duas ferramentas sociais e seja ativa. Poste regularmente e interaja com as pessoas.

6 – CAPRICHE NA FACHADA

– Qual a roupa da sua loja? Ela está bem vestida para conhecer seu cliente?

É no ponto de venda que as coisas acontecem. Sua loja deve atrair atenção visualmente com uma fachada adequada a seu perfil. A primeira impressão antes de entrar na loja é crucial para a predisposição para a compra. Se sua fachada não representar quem és. Talvez o cliente nem entre e assim, você não venda. Por outro lado, se lhe achar linda ele entrará em busca de seus encantos. Sua armadilha pela atenção funcionou e você já pode vender mais.

7 – INVISTA EM ILUMINAÇÃO

– Você concorda que o que é bom precisa ser visto?

Ninguém enxerga no escuro. Parece exagero, mas é realidade. Uma loja mal iluminada vende menos. Os produtos não parecem bons simplesmente por estarem pouco visíveis. Os cantos mal iluminados parecem conter coisas a serem escondidas. Sua loja não pode parecer suja aos olhos do cliente. Gaste dinheiro para iluminar bem sua fachada, sua vitrine e seus produtos. Sua loja irá brilhar na rua e seus clientes vão ver claramente o quão seus produtos são.

8 – ORDEM NO LAYOUT

– O que é mais fácil: 1, 2, 3 ou 2, 1, 3? Por que você acha que há ordenação de filas?

Torne a vida dos clientes mais prática. Organize um fluxo interno para eles. A disposição dos móveis, produtos e caixa da sua loja deve conter alguma ordem. Avalie como melhorar a experiência do consumidor ao entrar e fazer a compra em sua loja. Perceba o processo de compra ideal. Some a isso boas sinalizações internas. Isso lhe fará ganhar tempo no atendimento e oferecerá um ambiente mais fluído para seu cliente. Logo mais vendas podem acontecer.

9 – METAS COM RECOMPENSAS PARA A FORÇA DE VENDAS

– Por que seu vendedor venderá mais? Seu salário irá aumentar?

Seja sincero consigo mesmo. Analise na perspectiva de vendedor e busque o que pode lhe fazer mais motivado a vender. Muitas vendas só acontecem por esforço do vendedor. Ele pode representar sozinho boa parte do faturamento de uma loja. Você deveria oferecer algo para que ele tenha ainda mais afinco para aumentar suas vendas. Crie metas de vendas somadas a benefícios e bônus e potencialize seu empenho. Tente isso e se surpreenderá.

10 – CAMPANHA DE FIDELIZAÇÃO E ENGAJAMENTO

– O que pode fazer sua cliente voltar? O que faria ela lhe indicar ainda mais para as outras?

Você bem sabe o quão importante é ser referenciada pelos seus clientes. O boca a boca é fundamental para seu crescimento. Porém, teorias dizem que um cliente mal atendido falará mal de você muito mais vezes que um bem atendido falará bem. Sua arma nesse caso pode ser dar incentivos para quem quer indicar você positivamente. Reconheça quem ajuda a sua loja a se tornar maior e ser melhor reconhecida. Crie campanhas onde ao fazer indicações convertidas em visitas ou vendas, seus clientes ganhem descontos ou brindes. Quanto mais pessoas falarem bem de você, mais você vende.

Ninguém conhece seu negócio tanto quanto você, mas acredite que existem outros similares ao seu. Assim, perceba nessas dicas possibilidades para sua loja e adapte elas para sua realidade. Tenho certeza as vendas de sua loja de roupas podem aumentar. Espero que você goste e fique a vontade para contar sua experiência ou buscar ajuda nos comentários. Quem sabe não compro de você também? Boa sorte com sua loja!

Fonte: Ideias.me

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