10ª Feira Brasileira do Varejo (FBV) bate recorde e registra R$ 22,3 milhões em negócios

A feira reuniu 9,6 mil pessoas durante os três dias de evento, em Porto Alegre.

Crédito: Larry Silva

A 10ª Feira Brasileira do Varejo (FBV), realizada pelo Sindilojas Porto Alegre, que encerra hoje (26), no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre, bateu recorde em geração de negócios. Na edição que marca uma década da feira voltada ao varejo, foram gerados R$ 22,3 milhões em negócios durante os três dias de evento, conforme dados da Segmento Pesquisa. O resultado foi mais que o dobro do que a última edição presencial, ocorrida em 2022.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos e com o sucesso do novo modelo que a FBV apresentou em 2023, mediante o reposicionamento estratégico. Buscamos focar em soluções práticas, acessíveis e de alto impacto, que podem ser adotadas por empreendedores de empresas de micro, pequeno e médio porte, que formam a grande maioria dos negócios no varejo”, afirma o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva.

Foram 9.600 visitantes que conferiram as novidades apresentadas pelos 99 expositores, além de acompanharem uma série de conteúdos que debateram o Jeito Brasileiro de Fazer Varejo, tema da feira. A pesquisa de satisfação realizada durante o evento mostrou que 98% das pessoas que estiveram na FBV consideram o evento importante para o desenvolvimento do setor e 97% afirmaram que retornarão na próxima edição.

Conteúdos qualificados com nomes de referência do setor

A edição de 2023 debateu o Jeito Brasileiro de Fazer Varejo e os seus ativos, como a criatividade e a habilidade de conexão com as pessoas. Durante os três dias de feira, o público pode conferir palestras, painéis, mentorias e dinâmicas que destacaram a temática. Ao total, foram oito palcos, sendo cinco gratuitos e três exclusivos para quem adquiriu os ingressos.

O palco Grandes Resultados foi o responsável por reunir grandes nomes do empreendedorismo e varejo como Luis Justo, CEO do Rock in Rio; Andrea Iorio, executivo que conta com passagens pelo Tinder e L’Oreal; Tinga, ex-atleta e empresário; Julio Mottin, CEO do Grupo Panvel; Otelmo Drebes, CEO das Lojas Lebes; Fábio Faccio, CEO Lojas Renner S.A.; Débora Alcântara, co-fundadora do ORNA Group; Carmen Ferrão, sócia-superintendente do Grupo Lins Ferrão; Guilherme Almeida, CEO de e-commerce da Nivea; Laura Barros, diretora de Marketing da Wine; Tito Gusmão, CEO da Warren; Poliana Corrêa, consultora de Diversidade e Inclusão que atuou como head de Pessoas e Cultura na Bergamotta Labs/Grendene, Flávios Steffens, fundador do Vakinha; entre outros.

As palestras abordaram diversos temas do varejo dentro da temática proposta pela FBV, como transformação digital, criação de conteúdos, a importância da análise dos dados, visão de negócio com o foco no cliente, como utilizar a tecnologia para transformar e gerar lucros, gestão de pessoas, melhores práticas para alavancar os negócios,  ESG para o varejo e perspectiva econômica do varejo.