13º salário irriga economia gaúcha com R$ 5,1 bilhões

O 13º salário injetará R$ 5,1 bilhões na economia gaúcha. O valor corresponde a 6,6% do montante nacional – R$ 78 bilhões – e representa um incremento de 19,1% sobre o montante pago em 2007. O economista Cássio Calvete, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), revelou que o volume de recursos representa aproximadamente 2,70% do Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul. “O aumento na injeção de recursos deve-se ao crescimento dos empregos formais e à política de reajustes dos pisos salariais”, disse. Considerando a inflação acumulada em 12 meses calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), o incremento representa 11%.

O economista projeta que o valor médio a ser recebido pelos gaúchos com direito a bonificação ficará em R$ 1.011,68 – maior da região Sul. Ele estima que 70% do valor fortalecerá a economia, além de reforçar o orçamento para o pagamento de dívidas e compras para as festas de final de ano. “Aqueles que têm dívidas devem aproveitar esses recursos para pagar as contas”, aconselhou.