25% dos negócios no Brasil são gerenciados por jovens

O mapa do empreendedorismo brasileiro indica que 25% dos negócios são gerenciados por jovens. Por conta disso, o Brasil ocupa o 3º lugar no ranking mundial, ficando atrás apenas do Irã (29%) e da Jamaica (28%). Os resultados foram destacados ontem no Rio de Janeiro pelo presidente do Sebrae Nacional, Paulo Okamotto. Segundo ele, 68% dos jovens empreendem por oportunidade e o restante por necessidade, destacando a qualificação maior dos mais novos ao entrar no mercado para abrir uma empresa. Ele destacou a sintonia do Sebrae na criação de produtos para esse público, como o jogo virtual Desafio Sebrae, que incentiva o empreendedorismo entre universitários por meio da gestão de uma empresa virtual. De acordo com Okamotto, os jovens estão identificando melhores nichos de atuação e refletindo sobre como empreender. “Do total de jovens entre 18 e 24 anos no Brasil, 15% empreendem, o equivalente a 3,82 milhões de pessoas. A taxa média de empreendedorismo jovem entre 2001 e 2008 ficou em 11,9%”, salientou.