“Ser ocupado é diferente de ser produtivo”, provocou palestrante do Café com Lojistas

Rafael Wainberg falou sobre a sua trajetória e apresentou alguns macetes que ajudam a tornar o seu dia mais organizado e produtivo.

Uma das principais queixas dos profissionais, diante de rotinas cada vez mais corridas, é a falta de tempo. As 24 horas do dia, para muitos, parecem curtas para dar conta de tudo o que se gostaria ou se precisaria fazer, dando a impressão que, ainda que tenha se um dia agitado, os resultados não avançam. E foi para desmistificar essa crença que Rafael Wainberg, palestrante do Café com Lojistas Online desta quarta-feira (23), falou sobre a sua trajetória e apresentou alguns macetes que ajudam a tornar o seu dia mais organizado e produtivo.

Rafael é professor e também atua com mentoria para empresas. O profissional carrega em sua bagagem uma longa experiência no varejo, setor em que ingressou aos 17 anos na loja de sua família, a Rainha das Noivas, e passou por diferentes áreas e funções. Confira abaixo alguns insights abordados no evento:

“Podemos reprogramar nosso cérebro”

Muito se fala em mindset, que nada mais é do que a forma como enxergamos e encaramos as situações. Segundo Rafael, é preciso mudar a ótica e aceitar que errar faz parte de todo processo de crescimento. “O aprendizado só acontece com falha. E quando um erro acontece, precisamos ter em mente que ‘se eu me esforçar, eu sou capaz’, ‘o jeito que nasci não me determina’ e que ‘se eu praticar muito eu vou melhorar’”.

“Qual é o propósito do que você faz?”

Rafael comentou, ainda, que para ser mais produtivo é preciso sair do modo automático. “A vida não funciona mais como antigamente, em que para crescer profissionalmente precisávamos fazer mais em menos tempo, como nas fábricas. A vida mudou”, alertou. O profissional defende que encontrar sentido no que se faz, aliando tecnologia, capacidade de adaptação, atitude, criatividade e aprendizado constante é o que fará toda a diferença.

A arte de dizer NÃO

Durante o dia, inúmeras interrupções e distrações atrapalham a produtividade. Portanto, o palestrante aconselha que as pessoas aprendam a dizer não e a abrir mão de hábitos, como checar as redes sociais. Um exercício para auxiliar nisso é anotar tudo o que é feito ao longo do dia, para observar o que foi realmente produtivo e o que foi desperdício de tempo. “Na maioria das vezes não se trata de não termos tempo, mas sim de elencarmos prioridades.”

Auxílio da tecnologia e meditação

Como dica final, Rafael recomendou o uso de ferramentas para auxiliar na organização do dia e na priorização de tarefas e compromissos. O palestrante mostrou algumas funcionalidades gratuitas que utiliza para se organizar, e que ajudam a equilibrar as atividades de trabalho, lazer e família.

Rafa disse, ainda, que descobriu na meditação uma prática fundamental do seu dia. O hábito de dedicar um momento para realizar técnicas de mindfulness (atenção plena) resulta em diversos benefícios comprovados pela ciência e até mesmo por grandes empresas. Por fim, convidou os participantes a realizarem uma rápida meditação guiada.  “Meditar é aumentar o tempo entre o estímulo do cérebro e a resposta e isso ajuda a focarmos no que estamos fazendo”.

Participe das próximas atividades de capacitação do Sindilojas Porto Alegre! Clique aqui para acessar a agenda de cursos e eventos da Entidade.