28º Encontro Nacional debate reformas tributária e previdenciária

Nesta sexta-feira, o 28º Encontro Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, que ocorre desde quarta-feira em Natal(RN), chegou ao último dia.

Pela manhã as…

Pela manhã as expectativas se concentram na palestra Reforma tributária com enfoque no Simples Nacional, ministrada pelo gerente nacional de Políticas Públicas do Sebrae, Bruno Quick, tendo como debatedores: José Ferreira Melo (Sebrae RN) e Luiz Carlos Bohn (Fecomercio/RS), com a mediação Itamar Maciel Jr (Sincopeças/RN).

Outro painel de destaque repercutiu a Reforma Previdenciária, com a participação do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho. O encerramento da programação na manhã desta sexta-feira teve a apresentação do case do Grupo Maré Mansa, e palestra motivacional com o norte-rio-grandense Jussier Ramalho.

À tarde ocorreu o resumo de todos os trabalhos apresentados no 28º Encontro Nacional. Acompanhe na segunda-feira (21) o resultado do prêmio Prêmio Lair Montenegro, que reconhece o melhor trabalho de gestão apresentado na Reuniões de Executivos. Leia o resumo dos debates

RESUMO DE TEMAS DEBATIDOS
Na quinta-feira o evento recebeu o economista Stephen Kanitz, articulista de sucesso e famoso pelas inúmeras previsões corretas sobre a economia do Brasil. O consultor se mostrou otimista em relação à economia brasileira, e em especial com crescimento do nordeste.

Sobre a crise americana, não poupou. Kanitz criticou bastante os americanos, afirmou que estão totalmente perdidos, enxergam “”o mundo torto”” e em breve a economia deles deve entrar em colapso total. Na contramão, elogiou o Brasil. Disse que apesar de muitos economistas não acreditarem na estratégia de Dilma em relação aos juros, ele acredita que, com a baixa das taxas o País pode transformar muitos investidores em empreendedores e, muitos projetos serão tirados da prateleira, fazendo nossa economia crescer. Ressaltou ainda que pela primeira vez na história o Brasil tem reservas internacionais e vai sair da crise com 300 bilhões para investir no país.

Logo em seguida o ex-ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Vantuil Abdala, falou sobre a importância das negociações sindicais. Segundo Abdala, a cada dia a cada dia é preciso aperfeiçoar e especializar essa área dentro dos sindicatos, para que as negociações possam beneficiar tanto empregadores quanto trabalhadores.

Já o economista e chefe do departamento de planejamento da CNC, Daniel Mansur Lopes, debateu sobre as estratégias para o fortalecimento dos sindicatos patronais. Ele apresentou maneiras de tornar o sindicato auto-sustentável e ações realizadas pela CNC para auxiliar nesse contexto.

Além das palestras, o evento contou com vários trabalhos temáticos na parte da tarde. Dentre eles discussões sobre e-commerce, negociações com shopping center, e vários assuntos relacionados a como aprimorar os sindicatos e o movimento sindicalista.