30º Congresso Nacional de Sindicatos Patronais reúne líderes políticos e empresariais em Belo Horizonte
Belo Horizonte recebe nos dias 9, 10 e 11 de abril, no Minascentro, o 30º Congresso Nacional de Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, que reúne importantes líderes políticos e…
Belo Horizonte recebe nos dias 9, 10 e 11 de abril, no Minascentro, o 30º Congresso Nacional de Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, que reúne importantes líderes políticos e empresariais para discutir assuntos ligados ao comércio, ao sistema confederativo e à economia do país.
O tema geral do evento é a “Inconfidência no Comércio”, uma referência ao movimento da Inconfidência Mineira, com foco no debate sobre o regime de tributação em vigor no Brasil, abrangendo a substituição tributária, a desoneração fiscal e o Simples Nacional. O objetivo é promover a troca de experiências e conhecimento entre as principais lideranças e representantes sindicais do país, promovendo o desenvolvimento sustentável do comércio e o fortalecimento do sindicalismo patronal.
Esta é a primeira vez que a capital mineira sedia o encontro, que tem realização do Sindilojas-BH (Sindicato dos Lojistas do Comércio de Belo Horizonte), com o apoio do BDMG (Banco do Desenvolvimento de Minas Gerais), por meio do Governo do Estado de Minas Gerais, CNC (Confederação Nacional do Comércio), e Banco do Brasil.
Carga tributária em debate
O Brasil tem a segunda maior carga tributária entre os países da América Latina, segundo estudo divulgado no último mês pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Segundo o levantamento, os impostos e tributos pagos pelos brasileiros e pelas empresas no país correspondem a 36,3% do Produto Interno Bruto (PIB). Além de onerosa, a tributação no Brasil é intricada, penalizando os empresários e as faixas de menor renda da população.
O Congresso Nacional de Sindicatos Patronais traz, nesta edição, o debate sobre as particularidades da tributação brasileira, com o objetivo de apontar alternativas para que os empresários sustentem melhor seu negócio em meio a essa realidade, usando o conhecimento ao seu favor. Na programação, palestras com lideranças políticas e grandes nomes do meio jurídico e empresarial.