4 tendências para ficar de olho em 2018

Confira as tecnologias que surgem como oportunidades de negócio no ano que vem

Tecnologias como blockchain, realidade aumentada, reconhecimento facial e uso de bots devem se tornar ainda mais populares em 2018, de acordo com uma lista publicada pela Fortune.

Segundo a publicação, esses recursos tecnológicos deverão ser usados para melhorar serviços que já existem e criar novas soluções que prometem facilitar a vida dos consumidores. 

Confira a seguir por qual motivo essas tecnologias são tendências e como cada uma delas poderá ser aplicada no próximo ano: 

IoT se torna BIoT
Por questões de segurança ou qualidade de conexão, a internet das coisas (IoT) ainda não tem todo seu potencial explorado.

Mas a combinação da IoT com o blockchain – tecnologia por trás do bitcoin que cria um registro digital e reduz as chances de um ataque hacker – daria origem a uma série de soluções e novos serviços. Seria possível, por exemplo, conectar e gerenciar de uma maneira mais inteligente os semáforos na hora do rush.

As fintechs continuam muito em alta
Tecnologias como blockchain, biometria, reconhecimento facial e de voz, devem abrir uma série de oportunidades para as startups financeiras em 2018.

Além disso, a computação quântica deve acelerar o processamento de dados em um milhão de vezes se comparado aos microprocessadores de hoje. Isso reduzirá drasticamente o uso de energia usada para minerar as moedas digitais.

As criptomoedas, aliás, devem se tornar cada vez mais populares já que as instituições financeiras devem passar a negociá-las do mesmo modo que as moedas tradicionais.

Realidade aumentada deve bombar  
Depois do boom causado pelo game Pokémon Go, a indústria do entretenimento e grandes empresas de outros setores passaram a olhar com mais atenção para a realidade aumentada. 

Aplicada em óculos, essa tecnologia poderia, por exemplo, traduzir para o português todas as informações em placas e vitrines quando você caminhasse por um país de outra língua. Além disso, a realidade virtual poderá ser aplicada na embalagem de produtos, possibilitando que um personagem ou celebridade o apresente ao cliente nas prateleiras do supermercado. 

O ano dos bots
O uso de bots com capacidade de se comunicar naturalmente deverá se tornar popular no atendimento ao cliente.

Além disso, os robôs deverão se tornar conselheiros, que avisarão as pessoas a hora de tomar um medicamento e fazer alertas sobre uma compra que pode te fazer ultrapassar seu limite de crédito. Em 2018, as empresas deverão investir mais na criação desses bots do que em aplicativos.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais