40% menos sacolas plásticas até 2015

A Associação Brasileira de Supermercados anunciou meta de reduzir em 40% o uso de sacolas plásticas nos supermercados de todo o País até 2015. O objetivo é atingir 30% de redução até 2013. – É preciso…

A Associação Brasileira de Supermercados anunciou meta de reduzir em 40% o uso de sacolas plásticas nos supermercados de todo o País até 2015. O objetivo é atingir 30% de redução até 2013. – É preciso que o Poder Público também faça a sua parte. Primeiro, criando uma lei federal única para disciplinar a utilização das sacolinhas, impedindo a multiplicação de leis estaduais e municipais que vêm mais para confundir e impossibilitam qualquer aplicação prática. Segundo, criando ações efetivas para aprimorar a coleta seletiva e a reciclagem. – defendeu Sussumu Honda, presidente da Abras.

• Redução do uso de sacolas plásticas, por meio do consumo consciente e do uso de sacolas retornáveis;

• Eliminação da distribuição gratuita de sacolas plásticas ou de qualquer material, desde que não prejudique o consumidor e as relações de consumo/comércio;

• Ampliação das ações de conscientização do consumidor para o uso correto das sacolas;

• Criação de lei para eliminar a distribuição gratuita em nível federal;

• Criação de ações do Poder Público para melhorar a coleta seletiva – evitando o uso da sacolinha no lixo.

Estão previstas a criação de um sistema de mensuração por empresa para acompanhar o cumprimento das metas de redução no uso das sacolas e a elaboração de um Manual de Ações de Boas Práticas no Ponto de Venda para conscientização de funcionários e consumidores.

Veja também

    Noticias

    Estratégias e ações desenvolvidas pelo bloco empresarial é tema de debate em r...

    Veja mais
    Noticias

    Varejo Movimento destaca o comércio de decoração

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla apresenta ações com associados e lojistas em geral

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Pacote de estímulo à recuperação de pequenos negócios após enchentes é lanÃ...

    Veja mais