5 coisas ocultas que fazem sua empresa perder dinheiro

Onde a pequena empresa pode perder dinheiro em momentos de crise e como evitar estes problemas

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou neste mês que o Brasil deve voltar a crescer apenas em 2018. Para este ano, espera-se retração de até 3,6% no PIB brasileiro. Na prática, a população deve continuar encarando desemprego, inflação em alta e economia fraca nos próximos dois anos.

Para quem é dono de uma pequena ou média empresa, é tempo de cortar. “A crise está longa e, pelo jeito, não vai terminar tão cedo. Chegamos a um ponto em que é preciso cortar os miúdos”, diz Ana Paula Paulino, professora da BSP – Business School São Paulo.

Além de promover cortes de tudo que não for essencial para o negócio, o empreendedor precisa repensar todo seu planejamento para sobreviver à crise. “No Brasil, eu não vejo empreendedor sobreviver sem uma reserva razoável de caixa neste cenário”, afirma Alexandre Galvão, professor de Finanças do Ibmec/MG.

Em períodos de alta nas vendas é comum que os empresários não prestem tanta atenção em pequenos gastos. Durante a crise, até as moedinhas podem fazer falta. “O pouquinho vai fazer muita diferença. A crise longa faz você passar um pente fino nas suas despesas”, diz Ana Paula. Para Galvão, é obrigação das empresas melhorar os custos e aumentar as vendas. “Custo otimizado, sem desperdício, tem que existir em qualquer tipo de negócio no cenário mais difícil”, diz. Por isso, veja uma lista de perigos para as finanças escondidos na sua empresa.

1. Retiradas
O problema começa em um ponto delicado das pequenas empresas: as retiradas dos sócios. Para Ana Paula, é hora de parar de extravagâncias e avaliar reduzir as retiradas. “A pessoa física tem que retrair suas despesas pessoais e também dar exemplo de cortar. Tem que parar de trocar de carro todo ano ou fazer grandes gastos”, diz. Refaça seu orçamento familiar para não tirar dinheiro demais da empresa.

2. Telefone
Sua empresa fornece celulares e planos de ligação para a equipe? Reveja os contratos ou avalie se mudar de operadora, por exemplo, pode ser uma saída para reduzir os gastos. Pesquise e compare diferentes planos e também a quantidade de linhas. Só os funcionários que realmente precisam devem ter acesso aos aparelhos da empresa.

3. Energia
Faça uma campanha interna para que todos economizem energia. Desligar os computadores na saída, apagar lâmpadas ou deixar aparelhos em modo de economia de energia são pequenas atitudes que ajudam a economizar e ainda melhoram o meio ambiente.

4. Estoque
Quase 40% dos comerciantes da região metropolitana de São Paulo estão com estoques em excesso. As vendas do Natal foram fracas e os produtos ficaram encalhados. “Estoque em excesso não é só um problema financeiro e de caixa. Vai refletir no lucro, com gastos de manutenção e desperdício. Gestão de estoque é fundamental. Se você esté com queda de demanda, não dá para comprar como antes. Precisa controlar na ponta do lápis”, diz Ana Paula.

Os produtos podem perder a validade ou quebrar, significando prejuízo certo. “O estoque afeta diretamente o capital de giro. Acompanhe seu negócio pensando em uma nova escala de vendas e escolha produtos com saída mais rápida”, afirma Galvão.

5. Produtividade
Com vendas em queda, é preciso melhorar os custos, as vendas e a produtividade. Muitas vezes, os funcionários estão sendo mal aproveitados ou produzindo mesmo do que o esperado. “O empresário tem que tentar preservar o que é essencial para o negócio dele e eliminar o que não é. E trabalhar muito. Todo mundo está muito pessimista o que impacta na produtividade. É hora de trabalhar mais e reclamar menos”, diz Galvão.

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios